40% DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS FRAUDAM O CONSUMIDOR

FRAUDE
CHIP NA BOMBA DIMINUI O COMBUSTÍVEL ABASTECIDO. VEJA O VÍDEO.

O TÉCNICO MOSTRA COMO OS FRAUDADORES INSTALAM UM MICROCHIP ENVOLTO EM FITA ISOLANTE PARA MASCARAR AS INFORMAÇÕES PASSADAS DO PARA A BOMBA.

Cerca de 40% dos postos de gasolina de todo o País tem dispositivo em que, após 20 litros contabilizados, a bomba passa a injetar menos combustível. Os golpistas descobriram que a fiscalização utiliza galões de 20 litros para checar as medições, por isso desenvolveram um chip que frauda a contagem apenas a partir do 20º litro. “É apenas uma das modalidades dos atos fraudulentos em postos de gasolina”, explica o responsável pela metrologia do Inmetro, Raimundo Rezende. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O diretor do setor que controla as medições do Inmetro confirmou a existência da atividade ilegal em postos: “Já constatamos”, disse.

O golpe não deixa pistas. Para se proteger da fraude, o consumidor precisa abastecer em “lotes” de 20 litros. Segundo a denúncia, os fraudadores cobram dos postos R$5 mil para cada bomba (ou “bico”, no jargão do setor) que recebe o chip da fraude.

Nem sequer existe uma lei que permite ao poder público fechar a empresa cujo posto seja flagrado cometendo a fraude metrológica.

Deixar um comentário