Cosern alerta para cuidados com ligações de energia das barracas de fogos de artifícios

Nesse tipo de comércio, os cuidados com as instalações elétricas devem ser redobrados para evitar curtos-circuitos e detonações de produtos explosivos

Com a proximidade do São João, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reforça o alerta sobre a necessidade das ligações provisórias de energia elétrica das barracas que vendem fogos de artifício – comuns em vários bairros nesta época do ano. Por se tratar da comercialização de produtos altamente explosivos, os cuidados com as instalações elétricas devem ser redobrados para evitar curtos-circuitos ou sobrecargas e, consequentemente, detonações.

A Cosern ressalta que a regularização do uso da energia nesses locais é uma medida de segurança contra acidentes e lembra que a utilização de ligações clandestinas, por sua vez, configura furto de energia, com punições previstas no Código Penal Brasileiro.

A Concessionária adverte que somente serão realizadas as ligações de energia nas barracas mediante a comprovação de que o local foi previamente vistoriado pelo Corpo de Bombeiros e recebeu autorização da Prefeitura Municipal para funcionar. A condição é que as instalações elétricas devem atender aos requisitos mínimos de segurança estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Cosern lembra ainda que os comerciantes dos pontos licenciados para venda deste tipo de material também devem dispor de extintores de pó químico seco e placas de “proibido fumar”.

Como pedir a ligação provisória

Os pedidos de ligação provisória para barracas que comercializam fogos de artifício e alimentos e bebidas podem ser feitos em qualquer Agência da Cosern no horário comercial com antecedência de, pelo menos, três dias do início da utilização da carga. Os interessados devem apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura, documentos de identidade e CPF, e declarar equipamentos elétricos que vão ser utilizados como aparelhagem de som, quantidade de lâmpadas e/ou refletores, refrigeradores e freezers, eletrodomésticos como liquidificadores, chapas, etc.

É importante que o solicitante observe e informe à Cosern a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

Também será necessário que o cliente instale o padrão de entrada para receber a ligação provisória de energia e esteja disponível no momento, data e hora da ligação requerida. No ato da solicitação, ele receberá todas as orientações técnicas referentes à instalação, ressaltando a importância de aspectos como um bom aterramento e um dimensionamento adequado da carga a ser utilizada para que não haja a necessidade do uso de benjamins ou “T”s que representem sobrecarga à rede.

A Cosern avisa que não será possível o atendimento a cargas móveis como carroças, vans e caminhões.

Foto: Luciano Lellys/Cosern/Divulgação

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta: Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou

Telefonar para 116.

Deixar um comentário