Festas juninas: Cosern reúne colaboradores em todo estado para reforçar cuidados de segurança com a rede elétrica

A diretoria da Cosern reuniu todos os colaboradores da distribuidora no Edifício-Sede, em Natal, e por meio de videoconferência nos escritórios do interior na manhã desta quinta-feira (22) para reforçar o trabalho de prevenção de acidentes com a rede elétrica, intensificado nesse período de festas juninas em todas as cidades do Rio Grande do Norte. O objetivo foi discutir a importância do tema e difundir os alertas entre a população.

No site da Cosern (www.cosern.com.br) é possível baixar o PDF de uma cartilha de dicas de segurança com a rede elétrica.

Na abertura da reunião, como é de praxe em todas as atividades de rotina da Cosern, foi realizado o Diálogo Diário de Segurança (DDS), conduzido pelo Gerente de Segurança, Renato Gomes. “Em quase todas as cidades do nosso estado são realizados eventos de médio e grande porte e o alerta vale para todos os atores envolvidos na realização e na participação das festas”, disse Renato.

Durante os festejos juninos, os principais riscos são aqueles que envolvem a instalação da decoração típica, o manuseio de fogos próximos à rede elétrica, a iluminação de ruas e quadras esportivas que se transformam em palco para as quadrilhas e das barracas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício.

Confira as principais dicas da Cosern:

·  Sempre mantenha distância da rede elétrica e não solte fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia em hipótese alguma. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.

· Não acenda fogueiras próximas de postes ou debaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando o rompimento da fiação.

· Ao enfeitar ruas e praças como bandeirinhas, bandeirolas, faixas e outros adereços, utilize materiais que não sejam condutores de corrente elétrica  e nunca amarre os adereços em postes e fios. A Cosern adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano e artifícios de decoração próxima à rede elétrica.

·  Não solte balões. Além de ser crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.

·  Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar arraias ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

·  A Cosern reforça que é necessário solicitar a ligação provisória de energia elétrica para realização de festas juninas. O prazo mínimo para fazer a solicitação da ligação provisória deve ser protocolado numa das agências de atendimento presencial da Cosern ou na rede credenciada é de no mínimo 03 (três) dias úteis de antecedência da data desejada e são exigidos os seguintes documentos:

·  RG e CPF, se pessoa física;

·  Cópia do contrato social ou requerimento de empresário (conforme o caso);

·  RG e CPF do representante legal, se pessoa jurídica;

·  Alvará de funcionamento emitido pela prefeitura ou órgão responsável, em locais públicos;

·  Escritura pública ou particular, para os casos de solicitação em local particular.

· Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é importante ter  uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva. Apenas os profissionais capacitados podem executar esse serviço.

· A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica e contar com o devido aterramento elétrico. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.

Em caso de acidentes, a Cosern reforça os seguintes alertas:

· Não se aproxime de fios caídos, isole o local e não deixa outras pessoas se aproximarem.

· Ligue imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Cosern (116).

Deixar um comentário