Márcia Maia critica fechamento de hospitais e aponta prejuízo para 160 mil pessoas no RN

A deputada estadual Márcia Maia criticou o anúncio feito pelo Governo do Estado de fechamento de hospitais regionais em sete cidades do Rio Grande do Norte. Ao invés do encerramento das atividades, ela defendeu a reestruturação dos espaços e a continuidade do funcionamento nas cidades em que estão instalados.
Os municípios de Canguaretama, Caraúbas, João Câmara, Acari, São Paulo do Potengi, Angicos e Apodi, segundo apontando pelo Governo, seriam as primeiras a ter unidades fechadas. “Não é possível imaginar o fechamento dos hospitais regionais em razão do prejuízo para mais de 160 mil pessoas. O prejuízo para a população seria imenso, inclusive colocando vidas em risco. Não houve discussão com os municípios, gestores e a sociedade em geral”, afirmou Márcia.
A avaliação a ser feita no prazo de 60 dias para, então, iniciar o processo de encerramento das atividades é parte do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Governo do Estado junto ao Ministério Público e que prevê a indicação de conversão daquelas unidades que não apresentam condições de atendimento pleno para Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), Unidades Básica de Saúde (UBS) ou mesmo outros formatos adequados.
“O ideal para a população é o processo de regionalização e descentralização para atender a todos, mas o que o Governo está propondo é justamente o inverso. Vamos lutar para impedir que essa atitude unilateral provoque um colapso no atendimento de saúde no interior do estado”, ponderou a parlamentar.

Deixar um comentário