Adolescentes em processo de ressocialização iniciam cursos profissionalizantes do Pronatec

Joana* tem 16 anos e cumpre medida socioeducativa de semiliberdade no município de Natal, hoje a jovem inicia um processo de capacitação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertado pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da UFRN, desenvolvido em parceria com a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC).

A parceria firmada entre o Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí, Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e Coordenadoria do Serviço de Proteção Pessoal ao Adolescente de Natal para oferta de cursos para os jovens em processo de ressocialização foi firmada em outubro de 2014 e hoje retoma as ações com o objetivo de promover a cidadania, profissionalização e ressocialização de jovens que cumprem medida socioeducativa. 

 

Segundo a Diretor Técnico da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC), Washington Lima, esta oferta de cursos profissionalizantes através da Escola Agrícola de Jundiaí faz parte do cumprimento da medida socioeducativa e reinserção social e familiar que a FUNDAC procura desenvolver. 

“Incluir jovens que cumprem penas socioeducativas através da oferta de cursos profissionalizantes é assegurar o direito básico à educação. Não é pedindo a redução da maioridade penal que vamos resolver o problema da criminalidade em nosso país. Precisamos oferecer oportunidades, e hoje mostramos que é possível unir forças para promover a cidadania e ressocialização de jovens”. 


Para o Coordenador Adjunto do Pronatec/EAJ- UFRN, Prof. Paulo Mário de Carvalho Faria, é uma satisfação poder realizar retomar uma parceria com a Fundac para a promoção de cursos profissionalizantes. “A união entre Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a Fundac oportuniza cursos de qualidade que irão facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, sua atuação como autônomos ou empreendedores. Como Unidade Acadêmica da UFRN, cumprimos com esta parceria nossa missão em promover a cidadania e difundir o conhecimento”.

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