Control moderniza auditorias no RN

UERN é o terceiro órgão submetido a procedimento técnico de controle interno nesta nova fase

A administração pública é como uma grande máquina que, periodicamente, precisa passar por um ‘revisão’. Faz-se isso para evitar o mau uso de recursos, desperdícios e irregularidades de um modo geral. E com a modernização da Controladoria Geral do Estado, este processo tende a se tornar ainda mais eficaz no Rio Grande do Norte.

O órgão de controle interno está em uma nova fase de auditorias. Com a compra de equipamentos, aquisição de softwares e treinamento da equipe ao longo dos últimos anos, as auditorias deixaram de ser feitas no modelo de conformidade – aquelas que se baseiam somente em documentos e papeis – e passaram a ser operacionais, com equipe atuando no local do estudo.

Um exemplo desta mudança é a auditoria que está acontecendo na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), iniciada no dia 15 de janeiro e com previsão de conclusão para o dia 9 de fevereiro. “É um procedimento técnico típico do controle interno, algo corriqueiro. Não é uma caça às bruxas”, explicou o controlador geral adjunto Fábio Silveira, destacando que este é o terceiro órgão estadual a passar por uma auditoria nesta nova fase. Antes da UERN, foi feita no Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) e na Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (SEEC). “E já tem várias outras programadas”, assinalou.

No caso específico da UERN, a auditoria é direcionada à folha de pessoal e ao cumprimento das normas de transparência. Busca-se encontrar e corrigir irregularidades, caso existam. Neste tipo de procedimento, podem ser encontradas inconformidades diversas como acumulação indevida de cargos, aposentados por invalidez que ainda mantêm vínculo, comissionados que não exercem o cargo efetivamente e auxílios pagos indevidamente, entre outros.

Depois de concluída, a Control emitirá um relatório detalhado que será entregue ao gestor do órgão auditado, ao Gabinete Civil e aos órgãos de controle externo, caso solicitem.

Deixar um comentário