Sethas vai capacitar profissionais e conselheiros em Assistência Social de todo o Estado

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) pretende iniciar o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS) ainda no primeiro semestre deste ano. O termo de referência para contratação das instituições universitárias que vão promover a formação está finalizado, aguardando apenas a abertura do orçamento do Estado para que a licitação para a escolha das melhores propostas seja publicada.

A Sethas irá oferecer quatro cursos: Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS; Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS; Atualização sobre a organização e a oferta dos Serviços de Proteção Social Especial e Atualização em Vigilância Socioassistencial. Todos os cursos terão carga horária de 40h e serão ministrados em cinco cidades polos (Natal, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros).

“Os cursos beneficiarão todos os 167 municípios potiguares e serão ofertadas 2.717 vagas para os técnicos, gestores e conselheiros do Sistema Único. É uma política que visa capacitar os trabalhadores e consequentemente aprimorar os serviços de Assistência Social no Rio Grande do Norte”, ressalta o secretário do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Vagner Araújo.

O CapacitaSUAS tem o objetivo de garantir oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do SUAS nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios. Além disso, contempla ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, que devem impactar na carreira do trabalhador do SUAS, além de potencializar e dar visibilidade a novas práticas profissionais.

Deixar um comentário