Sethas-RN promove encontro para debater ações estratégicas de erradicação do trabalho infantil

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) realizou, nesta terça-feira (26), o segundo Encontro Estadual das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O evento foi realizado na Escola de GoveRNo e contou com a participação do procurador da 21º Região do Ministério Público do Trabalho do RN, Xisto Tiago de Medeiros, da técnica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Maria Cristina, e do secretário da Sethas-RN, Vagner Araújo, além de técnicos municipais de cerca de 120 municípios.
O encontro debateu ações pautadas na temática do trabalho infantil e destacou a importância da realização de ações estratégicas intersetoriais no combate a essa prática no Estado. O evento faz parte do cronograma de capacitações estabelecido pela Sethas-RN, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

“Mais de 40 mil crianças entre 5 e 15 anos de idade estão em situação de trabalho infantil em nosso estado. A maior parte, nas atividades agrícolas. Antes, eram 80 mil. Avançamos, mas ainda há muito a fazer até a erradicação. Dedicamos o dia de hoje para discutir a situação dessas crianças, e avaliar as estratégias para tirá-las dessa situação com especialistas de Brasília, Promotores e representantes dos municípios de todo o RN”, explicou o secretário Vagner Araújo.
O Peti é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social que conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), é executado pelos munícios, com apoio técnico do Estado. O programa tem caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que compreende: trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho.

Deixar um comentário