PROJETO “ASSEMBLEIA E VOCÊ” LEVA SERVIÇOS À REGIÃO DO MATO GRANDE

O município de João Câmara recebe a 6ª edição do projeto “Assembleia e você”, ação promovida pela Assembleia Legislativa que acontece nestas quinta e sexta-feira (13 e 14), levando serviços nas áreas de saúde e ação social, além de promover atividades culturais, educativas e esportivas. A previsão é de que sejam atendidas entre 8 a 9 mil pessoas.

Com o objetivo de proporcionar serviços diferenciados, a coordenação do evento procurou as secretarias de Saúde e Educação da cidade para fazer um levantamento do que era mais necessário e procurado pela população da área urbana e rural.

Na unidade de saúde II foram oferecidos serviços nas áreas de cardiologia, clínica geral, gastrologia, neurologia, nefrologia e ortopedia. A chefe do setor de saúde da Assembleia Legislativa, Jeane Augusta, contou que estão sendo distribuídas 20 fichas de atendimento por turno para cada especialidade. ” Como nós sabemos, a saúde está precária em todo país e, em um projeto como esse, a Assembleia disponibiliza atendimentos especializados conforme a carência de cada município. Procuramos atender da melhor forma possível durante todo o dia de hoje até amanhã,” destacou Jeane.

O secretário de saúde do município, Bruno Augusto Fernandes da Cruz, esteve acompanhando os atendimentos no evento. “Esse evento é muito importante para nós, estamos conseguindo dar uma agilizada na área da saúde. Eu gostaria de agradecer a todos que fazem a Assembleia Legislativa em nome do deputado Ezequiel por presentear o nosso município com esse projeto e dizer que estamos de portas abertas para receber eventos como esse. Daremos todo apoio necessário para atender as necessidades da população”, disse o secretário.

A jovem estudante Daniela falou da felicidade de conseguir um atendimento com um neurologista. “Eu costumo ir ao médico, mas eu estava precisando de um neurologista e hoje eu consegui”, disse a estudante.

Na praça monsenhor Vicente Freitas estão sendo oferecidos serviços de ações sociais. A confecção de carteira de identidade foi um dos serviços mais procurados. Mais de 200 fichas de atendimento foram distribuídas por turno para pessoas da zona rural e urbana e de várias faixas etárias de idade. Várias pessoas saíram do evento com a primeira carteira de identidade, foi o caso do jovem Francisco, de 21 anos de idade, morador da zona rural. “Eu nunca tive identidade, essa é a minha primeira. Parei de estudar para trabalhar ajudando meu pai, mas por falta da identidade eu já perdi oportunidade de um emprego melhor. Hoje eu estou muito feliz. Agora com minha carteira de identidade posso fazer outros documentos e conseguir um emprego melhor”, contou Francisco.  O agricultor José Luiz, de 61 anos, também saiu da praça com a primeira carteira de identidade em mãos. “Eu tinha medo de adoecer e não ser atendido porque eu não tinha um documento. Agora com a minha carteira de identidade vai facilitar para eu tirar o cartão do SUS e ser atendido quando eu precisar”, disse com lágrimas nos olhos o agricultor. Também estavam sendo confeccionados documentos de CPF e fotos 3/4.

A população também teve acesso a corte de cabelo feminino e masculino gratuito. “Vim para ir ao médico, fazer foto 3/4 e, além disso, estou saindo com minha autoestima renovada”, disse a dona de casa Ana Lúcia.

A praça também serviu para atividades de educação e lazer, com jogos educativos oferecidos para crianças e adolescentes. “Fazia tempo que eu não via e nem jogava dominó. Eu sou mais ligado no celular, mas hoje eu passei a manhã sem sentir falta do celular”, contou o estudante Arianderson. Na escola municipal Cícero Varela foram ofertadas para os alunos atividades como: circuito psicomotor, pintura, palestras educacionais, roda de conversa sobre ansiedade, depressão, autoestima, além de conversas com os psicólogos e aplicação de flúor.

Já o Procon da Assembleia ofereceu orientações sobre as relações de consumo. “Pela distância não estamos abrindo processo, mas estamos fazendo serviço de triagem, atendimento e encaminhando para Natal. Estamos fazendo um serviço de orientação e a população está bastante participativa”, relatou Dr. Getúlio, subcoordenador do Procon.

O primeiro dia de evento foi bastante participativo. Todos os serviços foram procurados pela população de todas as idades e da zona rural e urbana. O prefeito Manuel dos Santos Bernardos e vereadores dos municípios prestigiaram o evento.

Deixar um comentário