ASSEMBLEIA DEBATE EM NOVA CRUZ SOLUÇÕES PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO AGRESTE

A falta de água na região Agreste e a necessidade de construção de uma nova adutora para resolver o problema da irregularidade no serviço de abastecimento de água foram debatidos na manhã desta segunda-feira (19) em audiência pública realizada da na Câmara dos Vereadores de Nova Cruz. O debate, proposto pelo deputado Kleber Rodrigues (AVANTE), mobilizou a região e contou com a presença de prefeitos, vereadores, lideranças políticas, especialistas no assunto, além de representantes do Governo do Estado e deputados federais em torno do tema.

“É muito Importante estarmos juntos do povo, ouvindo a população Este é o nosso intuito ao trazer essa audiência para cá. Não é de hoje o problema de abastecimento de água na região Agreste. Sou filho de Monte Alegre e nosso objetivo é fazer algo além dessa audiência. E é hora de todos se abraçarem para resolver o problema de água dessa região, independente da sigla partidária ou cor da bandeira”, disse o deputado Kleber Rodrigues. O parlamentar destacou que a adutora que existe hoje data de 1976 e foi construída para abastecer Piquiri, Montanhas e Nova Cruz. “Esse tipo de equipamento tem vida útil de 20 anos. Essa já tem o dobro disso”, chamou atenção.

 

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria, disse que a administração estadual está repensando a questão hídrica em todo o RN. “O Governo do Estado está fazendo esforço em planejar os recursos hídricos, não só em adutoras, como a ampliação da adutora Monsenhor Expedito, mas também através da captação subterrânea através de poços”, afirmou.

O diretor de operações da Caern, João Alberto Dantas da Costa, reconhece a necessidade de um projeto para atender a população da região Agreste. “Existe uma demanda reprimida muito grande. Há o planejamento para construção de uma nova adutora, a Adutora Agreste Potiguar, que terá 64km e vai passar pelos municípios de Pedro Velhos, Montanhas, Nova Cruz, Santo Antônio e Serrinha”, disse. O novo equipamento está orçado em R$ 110 milhões e está pronto para ser encaminhado para o Governo Federal.

Os prefeitos presentes defenderam a união como forma de aumentar a força política dos representantes da região. “A região Agreste tem 31 municípios. Merece atenção, pois não é só a região Seridó ou Oeste que sofre com a seca. Aqui também temos muita dificuldades de água”, disse

João Gomes, prefeito de Brejinho. “Devemos ficar todos unidos para termos força e conseguir a resolução desse problema”, alertou Severino Rodrigues da Silva, prefeito de Monte Alegre.

Também participaram da audiência pública, o gerente da Caern Agreste/Trairi, Francisco de Assis, Prefeitos: Josemar Ferreira de Santo Antônio, José Arnor, prefeito de Jundiá, Fernando do Carmo, vice-prefeito de Serrinha, Manoel Gustavo, prefeito de Montanhas e os vereadores de Nova Cruz, de Várzea e Montanhas.

Com informações do Portal da Transparência da Assembleia Legislativa

Deixar um comentário