ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEBATE NESTA SEGUNDA-FEIRA O PROJETO SERIDÓ

A Assembleia Legislativa promoverá, a partir das 14h desta segunda-feira (9), no auditório da Casa, uma audiência pública sobre o Projeto Seridó. O debate proposto pelos deputados Vivaldo Costa (PSD) e Francisco do PT focará na iniciativa como uma alternativa para amenizar os efeitos da seca.

“Com a audiência, será possível dirimir eventuais dúvidas e esclarecer pontos importantes para que juntos possamos adiantar e efetivamente amenizar os efeitos devastadores da seca na Região do Seridó”, justificou Vivaldo Costa.

Resultado de um convênio estabelecido entre o Governo do Estado e a Agência Nacional de Águas (ANA), o Projeto Seridó está em fase de conclusão, integra o Plano Nacional de Segurança Hídrica e visa garantir a oferta de água pelos próximos 50 anos, na região, que é uma das mais castigadas pela estiagem.

“Em um Estado como o nosso, onde mais de 80% do seu território sofre com a escassez de água, é preciso cada vez mais ampliar o debate e somar esforços na construção de alternativas de convivência com a seca. Daí a importância do Projeto Seridó, que visa implantar e interligar os sistemas adutores, criando um grande cinturão de águas e estruturando as cidades para que enfrentem os períodos de estiagem”, ressaltou o deputado Francisco do PT, presidente da Frente Parlamentar das Águas.

Além dos projetos básicos de adutoras, a proposta prevê as suas interligações, a partir da Barragem de Oiticica, após a conclusão da obra, e da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, criando, em suas palavras “um grande cinturão de águas e estruturando as cidades para que elas passem pelos períodos de seca sem grandes transtornos”.

Autoridades estaduais e municipais, oriundas das cidades que serão beneficiadas com o Projeto Seridó, foram convidadas para participar do debate. A população também pode acompanhar a audiência e se pronunciar durante a sua realização sobre a iniciativa.

Deixar um comentário