Em Conferência Estadual, Governo do RN alinha compromisso com assistência social

Ao participar da abertura da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte, que está sendo realizada durante todo o dia de hoje (10) na Escola de Governo, a governadora Fátima Bezerra destacou que a assistência social deve estar associada principalmente aos serviços de saúde, educação e segurança. Ela falou que o tema do evento – “Assistência social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação social” – é bastante pertinente porque reafirma o compromisso desta gestão com as políticas de assistência social para a população do estado.

O evento é uma realização do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte – Ceas/RN, com apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e reúne profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Sabemos de nosso papel enquanto governo, que é nosso dever garantir os serviços essenciais para a população, mas destaco aqui o papel dos municípios na oferta e também na fiscalização desses serviços através do SUAS – Serviço Único de Assistência Social”, afirmou Fátima.

Ela agradeceu o empenho da equipe da Sethas, capitaneada pela secretária Iris Oliveira, e pela sua adjunta, Josiane Bezerra, que atua com muita dedicação e está desempenhando um trabalho bastante sério. “Estamos trabalhando com afinco, corrigindo distorções e irregularidade nos nossos programas sociais, como o do leite, dos restaurantes populares e do Transporte Cidadão”, enfatizou Fátima.

A governadora informou que o estado está ampliando as políticas de assistência estudantil para a UERN (Universidade Estadual do RN), destinando recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) para a instituição. “Procuramos realizar a inclusão social também no campo da educação, porque entendemos que muitos dos alunos da nossa UERN vêm de famílias de baixa renda”, esclareceu.

Fátima citou que no final de setembro, na transferência da sede do governo para Mossoró, ela visitou a obra do Hospital da Mulher, que terá 117 leitos e atenderá 62 municípios, e constatou a grandiosidade do projeto. “Será o maior hospital do Rio Grande do Norte, que está viabilizado através do programa Governo Cidadão, com recursos do empréstimo do Banco Mundial”, reforçou.

Após a fala da governadora, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, atual membro da Frente Nacional em Defesa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e da Seguridade Social, fez uma palestra acerca do tema da conferência. O evento está reunindo cerca de 300 pessoas entre delegados municipais, estaduais e convidados. Durante a programação, serão eleitas as prioridades políticas para os diversos níveis de governo, além de serem avaliadas as ações governamentais na área da assistência social. A plateia também é composta por representantes de diferentes organizações civis que representam usuários, trabalhadores e entidades de assistência social.

Além de contar com a presença de Fátima Bezerra, a mesa de abertura da Conferência foi composta pela secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Sethas), Íris Oliveira; a ex-ministra do Desenvolvimento Social (MDS), Márcia Lopes; o promotor Giovani Rosado (Ministério Público Estadual); do presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coebemas), Francisco “Touchê” de Assis dos Santos Júnior; Ieda Fernandes (representando as entidades de assistência social); Míriam de Oliveira (representando a UFRN); Rafael Ribeiro (representando os trabalhadores); e Vanilson Torres (representando os usuários do sistema de assistência social).

Fotos: Elisa Elsie

Deixar um comentário