Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil são os bancos que mais lucram no mundo

Foto: Ilustração

A safra de balanços do terceiro trimestre confirmou o que muita gente já suspeitava: os bancos brasileiros lucram muito, mas muito mesmo. Quanto? Segundo a Economática, Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3) apresentaram a maior rentabilidade entre os 453 bancos acompanhados pela consultoria e que negociam ADRs nas bolsas dos Estados Unidos.

Do total de instituições analisadas pela Economática, 45 possuem ativos totais superiores a US$ 100 bilhões. É neste grupo que a consultoria concentrou seu levantamento. Ele é composto por 19 bancos dos Estados Unidos, seguidos por Brasil, Canadá e Reino Unido (quatro bancos cada); Japão e Coreia (três bancos cada), Espanha e Índia (com dois bancos cada).

O Santander Brasil aparece na liderança absoluta, com ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido, na sigla em inglês) de 19,25% no acumulado de 12 meses encerrados em setembro. Em segundo lugar, vem o Itaú Unibanco, com ROE de 18,59%; seguido pelo Bradesco (ROE de 19,97%), e o Banco do Brasil (ROE de 17,71%).

O banco estrangeiro mais bem posicionado é o Royal Bank of Canada, que surge em quinto lugar, com ROE de 16,13%.

O Antagonista

Deixar um comentário