Coronavírus: O que muda na rotina do potiguar?

Pandemia de coronavírus obrigou que os órgãos públicos no Rio Grande do Norte tomassem medidas de contenção da doença no território potiguar – Fotot:Cedida

Foram publicadas recomendações para se evitar a aglomeração de pessoas

A pandemia de coronavírus obrigou que os órgãos públicos no Rio Grande do Norte tomassem medidas de contenção da doença no território potiguar. Foram publicadas recomendações para se evitar a aglomeração de pessoas, decretadas ações de redução no atendimento ao público e até a suspensão de atividades diárias. Saiba o que muda a partir de agora.

Eventos e lazer

Instituto do Cérebro da UFRN (ICe) decidiu adiar a 9ª edição da Semana do Cérebro, que começaria nesta segunda-feira (16). O Parque da Cidade da Criança fechou temporariamente a visitação nesta segunda-feira (16). A 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o 11º Fórum de Turismo do RN, que aconteceriam em abril, no Centro de Convenções de Natal, estão adiados.

Futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendeu por tempo indeterminado as competições nacionais sob sua coordenação. Desta forma, o jogo da volta entre América e Juventude pela Copa do Brasil não acontecerá nesta quarta-feira (16). A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) vai definir nesta terça-feira (17) sobre os rumos do Potiguar 2020. A partida entre Força e Luz e Potiguar, nesta segunda-feira (16), não teve torcida na Arena das Dunas. Medida foi adotada para evitar contágio da covid-19.

Atendimento nas agências do INSS

O INSS anunciou nesta segunda-feira (16) que vai restringir o horário de funcionamento das agências. O atendimento espontâneo, aquele que não precisa de agendamento, só será feito de segunda à sexta, das 7h às 13h. Das 13h às 17h, apenas segurados com atendimento pré-marcado serão atendidos. Caso não haja nada programado, a agência será fechada.

Educação (ensino superior)

Apesar da pandemia do Covid-19, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e universidades particulares de Natal decidiram manter suas aulas normalmente. O Agora RN entrou em contato com a UnP, Uni-RN, Estácio e Unifacex. A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) suspendeu as aulas por 30 dias.

Repartições públicas estaduais

Governo do Estado decidiu suspender o atendimento presencial ao público externo pelo prazo de 30 dias por causa do novo coronavírus. A medida foi pulicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (13), quando a medida já começou a valer. Além disso, outras determinação foram estabelecidas, como a suspensão das atividades de capacitação, treinamentos e eventos coletivos realizados pelos órgãos da administração pública estadual e a participação – a serviço – de servidores em eventos e viagens internacionais ou interestaduais.

Justiça e Ministério Público do Estado

O Ministério Público do Estado suspendeu o atendimento ao público externo. Durante os próximos 15 dias, só serão atendidos presencialmente os casos que não puderem ser resolvidos por telefone ou pela internet. O Tribunal de Justiça do RN e a Corregedoria Geral de Justiça editaram que determina um período de quarentena de 14 dias para magistrados, servidores e estagiários que tenham retornado de viagem aos países monitorados pelo Brasil em relação ao coronavírus.

Atendimento restrito na STTU

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU)solicitou à população que só procurem a Central do Usuário somente para situações estritamente necessárias, que não possam ser tratadas pelos sistema online da secretaria. O local presta atendimento relacionado com infrações de trânsito.

Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Natal

A Câmara e Assembleia Legislativa do Estado só permitirão acesso à sede e anexos dos parlamentares (deputados e vereadores), servidores, terceirizados e demais prestadores de serviços, além dos profissionais da imprensa, de entidades e órgãos públicos e quem, por justificativa, necessitar do ingresso para tratar de questões urgentes, salvo situações excepcionais.

Visita aos presídios

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) do Rio Grande do Norte suspendeu até o dia 31 de março as visitas sociais, a assistência religiosa e qualquer outro serviço de atividades educacional ou social nos presídios do Estado.

Transporte público de Natal

Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) convocou as empresas do transporte público da para discutir medidas de prevenção ao Covid-19. A reunião será nesta terça-feira (17).

Receita Federal

Delegacia da Receita Federal do Brasil em Natal vai adotar sistema de agendamento eletrônico para os Centros de Atendimento aos Contribuintes de Natal e Parnamirim. A marcação será feita no site da Receita Federal.

Restaurantes populares

A Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte (Sethas) afirmou nesta segunda-feira (16) que vai estender por uma hora funcionamento dos restaurantes populares do estado. O novo horários de atendimento é necessário para evitar aglomerações de pessoas nos espaços dos restaurantes.

Atividades do Sesc, Senac e Fecomércio

O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) suspenderam inicialmente por 15 dias o funcionamento de todas as academias no RN, bem como reuniões e eventos envolvendo um público superior a 20 pessoas.

Nesta segunda-feira (16), o Sistema Fecomércio RN anunciou a suspensão das viagens a trabalho, nacionais e internacionais, de todos os colaboradores por tempo indeterminado.

Fonte:Agora RN

Deixar um comentário