UFRN autoriza voluntariado de alunos no combate à Covid-19

Foto: Anastácia Vaz

 

Por Marina Gadelha

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) autorizou, por meio de portaria publicada pela Pró-Reitoria de Graduação da (Prograd) no dia 26, a deliberação dos colegiados dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina sobre a participação voluntária, em caráter excepcional e temporário, de estudantes em estágios curriculares obrigatórios nas unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades, como esforço de contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A possibilidade é voltada aos estudantes dos dois últimos anos de Medicina e do último ano dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, que estejam regularmente matriculados em componente curricular do tipo Estágio no semestre 2020.1. Os alunos dos demais níveis poderão participar voluntariamente da ação estratégica O Brasil Conta Comigo, nos termos do edital de chamamento público do Ministério da Saúde (MS). As cargas horárias integralizadas serão aproveitadas pelas coordenações de cursos, para compensação de componentes de internato, estágio curricular obrigatório e/ou horas complementares.

A atuação nos estágios fica condicionada à autorização por parte das instituições concedentes – unidades de saúde que receberão os estudantes – e deve ser supervisionada por profissionais com registro nos respectivos conselhos profissionais, bem como sob orientação docente presencial ou remota. Cabe às concedentes garantir o fornecimento adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a orientação e o acompanhamento dos universitários.

“Este é mais um esforço institucional no combate à Covid-19. No entanto, a participação dos estudantes fica a critério de cada colegiado de curso, mediante análise das condições de segurança e da orientação acadêmica”, destaca a pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias de Sá. A medida segue a Portaria nº 356 do Ministério da Educação (MEC), que dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área da saúde no combate à pandemia, e a Portaria nº 492, do Ministério da Saúde (MS), que regulamenta e operacionaliza a ação estratégica O Brasil Conta Comigo.

Para mais informações, os estudantes interessados em aderir ao voluntariado devem entrar em contato com as coordenações dos cursos, bem como aguardar o edital de chamada pública que será disponibilizado pelo MS. A Portaria nº 2/2020 da Prograd foi publicada no Boletim de Serviço nº 62 da UFRN, disponível para download neste site.

Deixar um comentário