Varas do Trabalho do RN são comandadas em sua maioria por mulheres

Visualização da imagem

A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte chega ao Dia da Mulher (8 de Março) com a presença de mais juízas do que de juízes em suas Varas do Trabalho.

São 23 magistradas que atuam no primeiro grau na capital e no interior do Estado, enquanto o número de magistrados é de 22.

“Esse número demonstra o comprometimento da Justiça do Trabalho potiguar com uma política de promoção da igualdade de gênero”, disse o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador Bento Herculano.

Entre os substitutos, são 13 juízas para nove juízes. Quando são analisados apenas os que já são titulares, o número chega a 13 magistrados para 10 magistradas.

No segundo grau, o número de desembargadores ainda supera o de desembargadoras no Tribunal.

São seis magistrados e três magistradas, sendo a vice-presidente, Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, a decana do TRT-RN e primeira mulher a ocupar a presidência do Tribunal (1998/1999).

Cenário nacional

Em todo o Brasil a proporção de juízas de primeiro grau também é maior que a de juízes: 50,4% e 49,6%, respectivamente.

Assim como no Rio Grande do Norte, em nível nacional, o número de desembargadores supera o de desembargadoras nos Tribunais Regionais do Trabalho (58,7% e 41,3%).

O diagnóstico da distribuição de cargos por gênero no Brasil foi realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) do Tribunal Superior Eleitoral (TST).

Deixar um comentário