NATAL:Vereadores mudam de partidos, PDT agora tem 8 e PSDB tem 5

Veja como ficou o quadro de filiação dos vereadores nos partidos em Natal 

O prazo de filiação para quem pretende sair candidato a prefeito ou vereador nas eleições de 04 de outubro deste ano, termina hoje. O mesmo prazo encerra para quem pretende aproveitar a chamada “janela partidária” para trocar de partido e os vereadores em Natal não deixaram para o último dia.

Com a proibição das coligações partidárias nas eleições proporcionais, de uma bancada de 29 vereadores, a estratégia política de 15 vereadores foi de juntar nomes com possibilidades em termos eleitorais, sobretudo a bancada de apoio ao prefeito Álvaro Dias (PSDB), que já havia deixado o MDB há mais de duas semanas.

Pela composição das novas bancadas partidárias, a base de apoio ao prefeito tem 20 vereadores, dos quais 13 estão em dois partidos – PDT, com oito e PSDB, com cinco, legendas que fizeram, convenientemente, uma troca de vereadores entre si.

Presidente municipal do PDT, a vereadora Nina Souza permaneceu no partido, como também o vereador Ari Gomes.

A legenda ganhou os vereadores Ney Júnior, ex-PSD; Dickson Júnior e Paulo Freire, atual presidente da Câmara, ex-PSDB; Dinarte Torres e Robson Carvalho, ex-PMB; Felipe Alves, ex-MDB.

Já o PSDB, que contava apenas com o vereador Aroldo Alves, passou a contar com os vereadores Dagô Andrade, ex-Democratas; Kleber Fernandes, que é o líder da bancada da situação, ex-PDT, assim como Chagas Catarino e Luiz Almir, ex-PRB.

Outros vereadores que trocaram de partido, foram Eriko Jácome, que deixou o Podemos e foi para o MDB, a vereadora Júlia Arruda está deixado o PDT e ingressa no PCdoB, enquanto o vereador Preto Aquino, que está no PSD, já havia se desfiliado do Patriota no fim do ano passado. Mauricio Gurgel saiu do PSOL e se filiou ao Partido Verde (PV).

Já Sueldo Medeiros deixou o PMN e se juntou à vereadora Carla Dickson, no PROS, enquanto a vereadora Ana Paula já havia deixado o PSDC com antecedência para se filiar ao Partido Liberal (PL), mesma coisa fez o vereador Cicero Martins, ex-PSL, agora filiado ao PP.

O vereador Franklin Capistrano desistiu de disputar a reeleição este ao e decidiu apoiar a futura candidatura a vereador do assessor legislativo Lázaro Germano pelo PSB. Continuam nos mesmos partidos os vereadores Klaus Araújo e Fulvio Saulo, do partido Solidariedade e ainda Fernando Lucena e Divaneide Basilio, do Partido dos Trabalhadores (PT), Bispo Francisco de Assis, do partido Republicanos e Raniere Barbosa, do Avante e Eleika Bezerra, do PSL.

TRIBUNA DO NORTE

Deixar um comentário