Hospital Belarmina Monte abre mais 5 leitos Covid com apoio do Governo do RN

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Em continuidade ao Plano de Contingência para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, o Governo do Rio Grande do Norte tem feito parcerias e processos de cofinanciamento com diversas prefeituras e setor privado, como o Hospital Maternidade Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante. A unidade abriu mais cinco leitos de Unidades de Terapia Intensa (UTIs) nesta quarta-feira, 1º de julho, com apoio do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O Governo cedeu quatro respiradores e confinanciou a unidade com o repasse de R$ 900 por diária/leitos.

“A abertura desses leitos em São Gonçalo do Amarante representa a união de esforços entre Governo do Estado e a Prefeitura. E é para isso que trabalhamos dia e noite no enfrentamento dessa doença: buscando o diálogo e a parceria com os municípios, disponibilizando o corpo técnico da Sesap, a aquisição de equipamentos para compor as UTIs e, obviamente, proporcionando à população a certeza de que estamos arregaçando as mangas, trabalhando e fazendo de tudo para diminuir a fila de espera da regulação. Poder oferecer o serviço de saúde que a população precisa e merece é nossa maior meta do momento”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

O secretário adjunto da Saúde, Petrônio Spinelli, reforçou sobre a importância da parceria para abrir novos leitos. “Estamos comemorando o sucesso das parcerias, hoje o Hospital Belarmina Monte, uma unidade filantrópica contratada pela prefeitura, passa a funcionar com novos leitos. Com a parceria do Governo do Estado 10 leitos estão em funcionamento, cinco estão começando hoje, colocados na regulação que permitirá resolver a demanda do município e também poderá servir para os cidadãos de outras cidades. Com a abertura dos novos leitos esperamos zerar, em breve, a fila de demandas”.

Além dos cinco novos leitos, outros cinco de UTIs já foram instalados no mês de maio em parceria com o Executivo. O Governo forneceu equipamentos para a instalação dos leitos e equipou o hospital com 4 respiradores convencionais completos com umidificador e Blender, 1 respirador de transporte, 2 válvulas reguladora para oxigênio com manômetro, 2 válvulas reguladoras para ar comprimido com manômetro, 2 válvulas exalação (c/ mangueira), 2 fluxômetros, 2 sensores de fluxômetros expiratórios, 2 copos da válvula de exalação, 8 kits de diafragma ( c/ 04 borrachas), 12 parafusos (ventilador inter 5) e 10 filtros HME.

FOTOS: ASCOM/SESAP

Deixar um comentário