Operação da PF investiga fraudes e desvio de dinheiro na Paraíba

Carro da PF durante operação no Rio de Janeiro© Reuters/Sergio Moraes/Direitos Reservado

Os contratos giram em torno de R$ 54 milhões

A prática de crimes relacionados ao desvio de recursos públicos destinados à perfuração de poços e implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água no estado da Paraíba são o alvo da Operação Poço Sem Fundo, da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (25). A investigação aponta para o direcionamento de contratos firmados entre as empresas investigadas, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura de Araruna (PB), mediante dispensa de licitação.

Segundo a PF, os contratos giram em torno de R$ 54 milhões. “Há indícios de superfaturamento dos contratos, atos de corrupção passiva e ativa, e de lavagem de dinheiro mediante a utilização de contas bancárias de empresas interpostas para dissimulação de movimentações financeiras”, informou a PF em nota.

Na ação, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Araruna (PB) e em Parnamirim (RN), além de ordens de indisponibilidade de bens e afastamento de 4 servidores públicos federais de suas funções. No total 70 policiais federais e de sete auditores da Controladoria-Geral da União participam da operação.

Fonte:Agência Brasil

Deixar um comentário