Saiba os protocolos dos bancos para a reabertura das agências

Fila para entrada em agência da Caixa, em Brasília

Agências podem voltar a funcionar das 10h às 16h, mas nem todos os bancos vão aderir agora

HAMILTON FERRARI

Depois de mais de 1 ano funcionando em horário reduzido por causa da pandemia de covid-19, as agências bancárias podem voltar a abrir das 10h às 16h, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). O Poder360 apurou, contudo, que só o Santander retomou o horário pré-pandemia neste primeiro momento. O próximo será a Caixa, que volta a funcionar no horário tradicional em 23 de novembro.

Na pandemia, a Febraban orientou que o atendimento bancário fosse realizado das 9h às 14h, sendo o período das 9h às 10h reservado ao grupo de risco da covid, como idosos e gestantes. Agora, com a reabertura da economia e a flexibilização do isolamento social, a entidade permitiu que cada banco defina o seu horário de funcionamento.

Em nota, a federação disse que a demanda de cada instituição financeira é diferente, por isso “não haverá um processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia”, falou. Confira o funcionamento das agências dos 5 maiores bancos do país:

O que dizem os bancos:

Santander: retomou o horário das 10h às 16h em 1º de outubro;

Caixa: retomará o horário tradicional em 23 de novembro. O banco abre das 10h às 16h na maior parte do país, mas em alguns locais abre às 9h;

Itaú: mantém o horário das 9h às 14h, com a 1ª hora reservada a aposentados e pensionistas;

Banco do Brasil: continua funcionando das 10h às 14h, abrindo às 9h em algumas praças para o atendimento do grupo de risco à covid:

Bradesco: mantém o horário das 10h às 14h, abrindo às 9h para o atendimento exclusivo dos público prioritário e às 8h em dias de pagamento do INSS.

CAIXA

A Caixa Econômica Federal passou a abrir às 8h na pandemia. Motivo: pagamentos do auxílio emergencial. O Poder360 apurou que o banco público retomará o horário das 10h às 16h a partir de 23 de novembro, quando o auxílio emergencial já terá chegado ao fim. A data foi comunicada aos funcionários, que reclamam dos protocolos sanitários adotados pelo banco.

Para a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), o retorno ao trabalho presencial deveria ocorrer apenas quando 70% da população brasileira estiver totalmente imunizada contra a covid-19. A federação também pede que os bancários do grupo de risco só voltem ao trabalho presencial depois da dose de reforço da vacina contra covid-19.

“São medidas imprescindíveis para a garantia de um retorno seguro e a proteção da saúde dos trabalhadores e da sociedade brasileira”, afirma o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

A Caixa tem dito, por sua vez, que segue os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias, como uso de máscara e álcool em gel. Se algum caso de covid-19 é confirmado, o banco testa todos os funcionários da agência.

SANTANDER, ITAÚ E OUTROS Primeiro banco a retomar o horário das 10h às 16h, o Santander também afirmou que “segue as determinações sanitárias de cada município” e mantém as regras de distanciamento, o uso de máscaras e o controle de acesso para evitar aglomeração.

Por outro lado, o Itaú disse que “manterá os protocolos de segurança sanitária adotados na rede de agências desde a eclosão da crise de covid-19”. O Banco do Brasil afirmou que abre das 10h às 14h “para proteger seus funcionários, clientes e a sociedade”. O Bradesco disse que manterá o horário reduzido das 10h às 14h “enquanto permanecer a pandemia”. O que mudou no banco é que os funcionários trabalhavam em esquema de rodízio no início da pandemia. Agora, já voltaram integralmente às agências, com exceção do grupo de risco.

Leia mais no Poder 360

Deixar um comentário