CBTU recebe novos trens para incrementar Linha Norte em Natal

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) recebeu nesta quarta-feira (1º) nove composições que farão parte do sistema férreo de Natal. Os novos trens serão utilizados para auxiliar a Linha Norte, que percorre o trecho entre Natal e a cidade de Extremoz.

CBTU não esclareceu quando os novos trens serão utilizados. A Companhia fará vistorias e manutenção no novo equipamento

CBTU não esclareceu quando os novos trens serão utilizados. A Companhia fará vistorias e manutenção no novo equipamento

Além das nove composições que já chegaram, a CBTU aguarda outros sete trens até o fim deste ano. Em Natal, os veículos passam por vistorias e ajustes pelos técnicos da Companhia. Os carros foram doados pelo Metrô de Fortaleza (Metrofor). A ação é fruto de articulação entre Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), CBTU e Metrofor.
O  sistema de Natal passa por investimentos de expansão, com a implantação das chamadas Linha Branca e Linha Roxa a partir da extensão de 28 km de via férrea e a construção de 7 estações: duas em Parnamirim, uma em São José de Mipibu, uma em Nísia Floresta e três em são Gonçalo do Amarante.
Quando finalizadas, irão beneficiar, em um primeiro momento, cerca de 9 mil usuários diariamente.
Atualmente, o sistema de trens de Natal atende quatro cidades da região metropolitana: Parnamirim, Extremoz, Ceará-Mirim, além da própria capital. São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Nísia Floresta também passarão a ser contempladas após a conclusão do projeto de expansão, anunciado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) ao custo de R$ 76 milhões. A via férrea total passará dos atuais 56,2 quilômetros para 84 quilômetros ao fim da obra e o número de trens passará de cinco para sete. Após a ampliação, a capital passará a ter o maior sistema de trens urbanos operado pela CBTU no Brasil. A companhia também atua em Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Recife (PE).
O sistema terá o incremento da Linha Branca, expandindo assim o Ramal Sul, chegando a São José de Mipibu e Nísia Floresta. Já a Linha Roxa vai aumentar o alcance do Ramal Norte, com maior penetração nos municípios de Extremoz e São Gonçalo do Amarante. As obras da Linha Branca começaram em fevereiro deste ano. Estão sendo construídos 23,4 quilômetros de ferrovia e quatro novas estações (Boa Esperança, Cajupiranga, São José de Mipibu e Nísia Floresta).
Já as obras da Linha Roxa foram iniciadas no início deste mês, com o lançamento da pedra fundamental em cerimônia que contou com a presença do chefe do MDR, Rogério Marinho. Com isso serão acrescentados 4,2 quilômetros de ferrovia, além de três novas estações (BR-101 Norte, Guararapes e Vicunha).
Fonte: TN

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