Dia Mundia da Água

Dia Mundial da Água

História do Dia Mundial da Água, 22 de março, Declaração Universal dos Direitos da Água, sugestões de preservação
Água: um bem natural que deve ser preservado
História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Mulheres são maioria em Montanhas
Um estudo que será divulgado hoje por José Eustáquio Diniz, professor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Nordeste concentra a maioria das mulheres que participam ativamente da vida política do país e que no Rio Grande do Norte a cidade de Montanhas divide com as maranhenses Pedro do Rosário e Urbano Santos o título de campeãs da presença feminina nas câmaras municipais.

Jantar onde presidente do PSDB conversará com Rogério Marinho será na casa de Geraldo Melo
Vai ser na casa do ex-senador Geraldo Melo, presidente do PSDB estadual, o jantar onde o presidente nacional o partido, Sérgio Guerra, vai conversar com o futuro filiado, deputado Rogério Marinho.
O tucano João Faustino também participará do jantar.
Já o deputado Luiz Almir…único tucano com mandato no Estado…
João Maia: “Se desistir por tão pouco é porque não estou preparado para esse projeto”
Dois governadoráveis praticamente se lançaram candidatos oficialmente neste sábado.
O deputado João Maia e a senadora Rosalba Ciarlini.
Primeiro João, na entrevista que deu ao JH Primeira Edição, falando que as denúncias contra ele não o tiraram do páreo.
JOÃO MAIA
Em Parelhas, onde foi à missa de sétimo dia de morte do ex-deputado Ulisses Potiguar, João concedeu entrevista à rádio fortalecendo o projeto de disputar o governo do estado no próximo ano.
Questionado sobre se o projeto continua firme para 2010, o deputado respondeu:
“É o mesmo projeto. Não é possível, se eu não sou culpado de nada, se eu esclareço tudo. Se por tão pouco eu sou capaz de desistir de um projeto dessa magnitude, então é porque eu não estou preparado para esse projeto”.

Prefeitos vão se reunir e tentar encontrar saída para a queda na arrecadação
Um grupo de prefeitos do Rio Grande do Norte se reunirá segunda-feira, em Natal. O encontro, convocado pelo presidente da Femurn, prefeito Benes Leocádio, de Lajes, começará às 10 horas, no Hotel Maine.
Os prefeitos irão tentar encontrar uma saída para a queda da arrecadação.
A preocupação de todos é uma só: os compromissos sociais correm riscos de comprometimento.

Rixa familiar deixa dois mortos e um ferido em Nova Cruz
Homem matou primo e um caseiro e deixou o tio baleado. Depois disso, ainda ateou fogo na casa da família.
Por Thyago Macedo
A disputa por terras de uma família no município de Nova Cruz deixou dois mortos e um ferido, na tarde deste sábado (21). Depois de matar o primo e um funcionário da granja, Pedro Erminio da Silva, conhecido como Pedro Brejeiro, ainda tentou matar o tio. Depois disso, o acusado pôs fogo na casa da família e fugiu.De acordo com policiais do Batalhão da Polícia Militar de Nova Cruz, Pedro Brejeiro tinha uma rixa com o tio Valdemar Cordeiro do Vale e com o primo Romildo Cordeiro do Vale. Os três são da mesma família, mas, há algum tempo vinham disputando terras na região.Na tarde deste sábado, no entanto, a história teve um desfecho trágico. Pedro foi até a granja do tio, na comunidade Serrote dos Bezerras, distante 18km de Nova Cruz, e acabou matando o primo Romildo, o caseiro da família, Antonio Paulino, e atirando contra Valdemar, que sobreviveu aos disparos.Após os dois homicídios e uma tentativa, Pedro Brejeiro ateou fogo na casa e fugiu. Policiais informaram a reportagem do Nominuto.com que a propriedade da família Vale ficou completamente destruída. A polícia realiza agora diligências na tentativa de encontrar o acusado.

Deputado sugere inclusão de Nova Cruz na Região Metropolitana de Natal
Arlindo Dantas apresentou projeto na Assembléia Legislativa e defende que assim como os demais, este município fica muito próximo à Natal.
Por Delma Lopes
Arlindo Dantas quer incluir Nova Cruz na Região Metropolitana de Natal.
Nova Cruz está localizada a 37 km de Natal, por isso, e de olho nas vantagens que a cidade pode passar a usufruir, o deputado estadual Arlindo Dantas apresentou projeto de Lei na Assembléia Legislativa para incluí-la na Região Metropolitana.“Assim como Monte Alegre e São José de Mipibu, Nova Cruz fica muito próximo a Natal, então por que deixá-la de fora?”, questionou o parlamentar que trabalha o apoio dos colegas para que sua proposta seja aprovada.

Mas de acordo com as explicações do vereador George Câmara do PC do B, que ainda no seu mandato passado foi presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal, essas áreas tanto trazem vantagens como desvantagens aos municípios que as integram. “As pessoas vieram para essa região porque não tinham oportunidades nesses últimos 50 anos. Inverte o perfil cidade – campo no Brasil . O país que era essencialmente rural passa a ser fundamentalmente urbano com 84% da população morando nas cidades.

Então essa inversão se dá pela falta de políticas para manter as pessoas no campo. Aí diante disso você tem as maiores oportunidades aqui na região metropolitana de Natal, e ao mesmo tempo os maiores problemas”.De acordo com George uma das conseqüências é o aumento do desemprego. “Se pegarmos pela ONU, o pobre é quem ganha até 60 dólares por mês, e o miserável é quem ganha a metade disso. Então você pega os miseráveis de Natal , dá 86 mil pessoas. Se você segregasse esse total numa cidade seria a 4° maior cidade do Rio Grande do Norte”, explica.O tráfego de carros também aumentou consideravelmente. “Enquanto você tinha há 15 anos 43 mil carros em Natal, hoje você 207 mil veículos registrados na cidade”, contabiliza o vereador.

A crise da mobilidade urbana é um problema comum em todas as regiões metropolitanas do país. “Isso se reflete no saneamento, na habitação, na mobilidade urbana, tanto é que o Governo Lula enxergando isso, criou o Ministério das Cidades, e o Governo Wilma se integrou nesse processo com a conferência das cidades. E nós queremos contribuir com a gestão metropolitana, sem que isso signifique perder poder. São questões que precisam ser solucionadas e ao contrário do que muitos pensam que o prefeito vai perder poder, pelo contrário, é delegar poder para fortalecer o exercício desse poder”.

O que é?A Região Metropolitana de Natal é uma área que engloba nove municípios: a própria capital, Ceará-Mirim, Extremos, Macaíba, Monte Alegre. Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu. Ela foi criada pela Lei complementar 152, de 16 de janeiro de 2007. Hoje abriga 42% da população do Estado.
Fonte:Nominuto.com

Crise nos municípios

Os três senadores do Rio Grande do Norte – Garibaldi Filho, José Agripino e Rosalba Ciarlini – confirmaram que vão participar da reunião com os prefeitos, convocada pela Federação dos Municípios do RN, para discutir as implicações da crise econômica. Algumas prefeituras estão sob ameaça de ficar sem recursos para a folha de pagamento e para os repasses às câmaras.
Subsecretaria de Juventude do Estado do Rio Grande do Norte é eleita representante do

Nordeste no Fórum Nacional de Juventude
Mada Cecília Maia, nomeada Subsecretaria de Juventude do Estado e Janeiro de 2009, consegue mais uma façanha em sua gestao. Ela foi eleita na tarde desta sexta feira presidente regional do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Puliticas Publicas de Juventude. Isso representará para o Estado um grande instrumento de aliança entre os orgaos federais e o estado, ja que a mesma hoje responderá pela pasta a nível nordeste.

‘Sanguessuga’ é nomeado
O ex-deputado Philemon Rodrigues (PTB), acusado de envolvimento no escândalo dos sanguessugas, conseguiu uma boquinha de R$ 7 mil por mês na Câmara: foi nomeado para um cargo NE (Natureza Especial) na Assessoria de Relações Internacionais do gabinete do presidente, Michel Temer (PMDB). Ex-deputado por Minas, ele era da bancada da Paraíba quando estourou o escândalo. E sempre negou envolvimento no caso.

Inclusão digital
O Tribunal de Justiça de Pernambuco comprou 800 notebooks ThinkPad T400 IBM para os juízes e desembargadores por R$ 3,18 milhões.
Lobby legal
Já está pronto para ser votado no Senado o projeto do senador Marco Maciel (DEM-PE) regulamentando a atividade do lobby. O projeto vai tirar das sombras os que confundem lobby com

Inauguração
O presidente Lula da Silva inaugura amanhã, em Recife, mais um trecho do metrô. É a última etapa da expansão da Linha Sul da CBTU Metrorec. Pernambuco sempre ganhou mais no Nordeste. A operação comercial da Linha Sul trará, inicialmente, um incremento na demanda do Metrô de aproximadamente 20 mil usuários/dia, podendo chegar a 35 mil.

Inadimplência é entrave
Economistas acreditam que mesmo que o Banco Central continue a fazer cortes na taxa básica de juros, a Selic, mas o spread bancário continuará alto. A principal razão seria o risco de inadimplência, segundo o entendimento dos economistas Maílson da Nóbrega, José Márcio Camargo e Marcos de Barros Lisboa. Eles participaram de um debate recente sobre crédito e taxas de juros em audiência pública conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) com a Comissão de Acompanhamento da crise financeira e da Empregabilidade. Um dos principais objetivos dos presidentes da CAE, senador Garibaldi Filho e da Comissão da Crise, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), é encontrar uma fórmula para diminuir o spread, a diferença entre as taxas de juros pagas aos aplicadores e aquelas cobradas de quem pega empréstimos, hoje na casa dos 40%.

Varejo
A chegada da Casas Bahia ao Nordeste, prevista para o dia 29 próximo, com duas lojas em Salvador, provoca uma corrida contra o tempo entre os varejistas baianos. Eles travam uma guerra de preços e investem em mídia, capacitação e reforma de lojas. Somente a Insinuante ocupou 25% dos outdoors em Salvador. PoupançaO rendimento da caderneta de poupança para abril continua se mantendo acima de 0,60%, na maioria dos dias daquela mês. Nos dias 9 e 10 de abril a poupança renderá 0,65% e 0,64%, respectivamente. Nos dias 4 e 5, a poupança também terá correção de 0,64%. Novo supermercado A rede de supermercados Nordestão poderá anunciar, ainda este ano, a construção da loja número 8. Os entendimentos estão sendo mantidos com um grupo investidor responsável pela construção da loja, a ser ocupada por locação e não como loja própria como a mais recente, no Tirol.

CEF
A superintendência da Caixa Econômica Federal está definindo os detalhes para a assinatura de dois grandes financiamentos na área habitacional. O fato é que, apesar da crise financeira mundial, com a escassez do crédito, o setor habitacional brasileiro (construção civil, imobiliário e material de construção) tenta vencer o desafio de continuar crescendo.

DNER
O DNER continua executando o cronograma de desapropriações ao longo da BR-101, no trecho já inaugurado de 14 quilômetros entre Parnamirim e São José de Mipibu. Recentemente foi desapropriada uma área onde funcionava o armazenamento de frios da Uvifrios. A área desapropriada foi avaliada em pouco mais de R$ 21 mil.

Nordeste Invest
Diante de um cenário econômico sombrio no Brasil, com a oferta de crédito e recursos imobiliários escassos em meio à crise global vai acontecer em Maceió, na próxima semana – de 31 de março a 2 de abril – a Nordeste Invest, com a participação de empresários potiguares. O Nordeste Invest é fechado, composto por conferência, salão e rodadas de negócios.

Dia mundial da água

O mundo comemora hoje o Dia Mundial da Água, instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas em dezembro de 1993. O perigo de guerras é maior entre nações que vivem escassez e compartilham o uso de rios e lagos. A água teve um papel determinante em 37 guerras nos últimos 60 anos. Até 2025, faltará água para dois terços da população mundial.

Cerco ao sonegador

A partir de amanhã, o Fisco vai intimar 1.470 suspeitos de sonegação de Imposto de Renda, pessoas físicas que apresentam indícios de sonegação de impostos. A Receita espera arrecadar, com a operação, R$ 475 milhões. Será a primeira providência da Estratégia Nacional de Atuação da Fiscalização em 2009, mas que outras três operações serão realizadas ao longo do ano e incluirão pessoas jurídicas.
Fonte:TN

Deixar um comentário