PEC dos Vereadores

SUPLENTES DE VEREADORES SE MOBILIZAM EM NATAL EM BUSCA DA PROMULGAÇÃO DA PEC

Depois da grande mobilização no Estado de São Paulo que reuniu ontem dia (14/03), mais de 1.300 suplentes de vereadores na luta pela promulgação da Pec de 2008 que trata da recomposição de 7.343 vagas de vereadores de todo o Brasil, mexeu com os suplentes do Estado de São Paulo.

Em Natal os suplentes de vereadores de todo o Estado do Rio Grande do Norte se mobilizaram também ontem sábado dia (14), realizando o primeiro encontro dos suplentes de vereadores no Colégio Hipócrates, Zona Sul da Capital, na oportunidade se reuniram para discutir como se encontra o andamento da PEC.
O evento contou com um grande número de suplentes, marcando assim a primeira mobilização aqui no Estado do Rio Grande do Norte. A segunda mobilização ocorrerá no dia 28 na Assembléia Legislativa com presença de todos os deputados federais do Estado. E no dia 15 a grande mobilização será em Brasília.
Para um dos coordenadores do evento o suplente de vereador Professor Joca (PDT – NATAL), serviu para se articular melhor, diante da PEC e mobilizamos pela primeira vez mais de 200 suplentes de vereadores incluindo de todo o Estado. Contamos com a presença de lideranças importantes do Estado, nomes do senador José Agripino e Rosalba Ciarline.
Iremos dentro de pouco dia se reunir para aglutinar apoios no sentido de participar da grande macha que será realizada em Brasília, no próximo dia 15.
Na opinião do suplente de vereador Ricardo Melo (PSB –Nova Cruz), “o encontro foi bastante proveitoso, pois tivemos a oportunidade pela primeira vez discutir o assunto e formar uma grande mobilização em busca dos nossos direitos. Porque a volta dos suplentes não significa aumento de despesas e sim o retorno das vagas que o nosso município perdeu com a baixa de sua representação no Poder Legislativo. E foi uma grande perca para a sociedade porque perdeu uma maior representatividade. Um exemplo são as pequenas cidades de Vila – Flôr e Jundiá que possui nove vereadores e o nosso município com mais de 35 mil habitantes com o mesmo números
Ver.Nia, Professor João Maria e Ricardo

de vereadores”, Colocou Ricardo Melo.
Outro suplente que esteve em Natal foi o atual Secretário de Infra Estrutura do município de Nova Cruz, Carlos Henrique, que freqüentou o primeiro encontro dos suplentes de vereadores.
Na concepção do suplente, “o evento serviu para que a PEC volte a ser discutida de maneira transparente. Porque o aumento de vereadores, não significa aumentar as despesas do legislativo. Até porque o orçamento deste ano já foi aprovado e as Casas Legislativas já estão com seus orçamentos para o ano de 2009. Agora com o aumento dos vereadores quem vai ganhar é a sociedade que terá mais representatividade no Poder Legislativo”, acrescentou Henrique.

Assembléia promoverá encontro em Nova Cruz e reunirá prefeitos das regiões Agreste e Trairi

O Instituto do Legislativo Potiguar, reativado pela Assembléia Legislativa, realizará segunda-feira, em Nova Cruz, o I Encontro do ILP com o Legislativo Potiguar.
A reunião será instalada às 9 horas, no ginásio do campus da Universidade Federal do Rio Grande Norte, pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria.
Esse será o segundo de uma série de 5 encontros que estão previsto para acontecer até 6 de abril.
O primeiro, em Natal, reuniu representantes dos municípios da Grande Natal e regiões Central Potengi e Mato Grande.
Para o encontro de segunda-feira, foram convidados prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmara Municipais e demais vereadores dos 36 municípios que integram as regiões do Trairi e Agreste.
A finalidade desses encontros, coordenados pelo professor Mizael Barreto, diretor executivo do IL, é levar informações a respeito dos serviços educacionais que em breve serão oferecidos pelo ILP, todos eles voltados para a capacitação, treinamento de atualização dos servidores do legislativo, através de cursos que serão planejados a partir da demanda.
Fonte:blog da Thaisa

Correio revela pesquisa apontando Rosalba como candidata oficial do DEM
É o jornalista Carlos Skarlack, nas páginas do Correio da tarde, quem revela a existência de uma pesquisa encomendada pelo diretório nacional do DEM, apontando a senadora Rosalba Ciarlini como a única com chance de ser a candidata oficial do partido…e “para ganhar”, como diz a reportagem.
Segundo Skarlack, a pesquisa tem sido o assunto do momento nas rodas de conversas comandadas pelo MMM (Marido, mentor e Marqueteiro) de Rosalba, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado.
De acordo com a reportagem publicada na edição de ontem do Correio, “Carlos Augusto teria comemorado a liderança de Rosalba nas intenção de votos. Ela estaria na dianteira, tanto no quesito espontâneo como na abordagem estimulada”.
Pelo que o Correio diz, no quesito rejeição, Rosalba está bem na foto.
O que fará com que, “nem mesmo os eventuais focos de resistência dentro do próprio DEM, sejam capazes de impedir uma candidatura de Rosalba”.
Uma fonte do jornalista revelou que a pesquisa teria sido feita pelo Instituto Ipespe, de Recife.
E teria sido o motivo de uma entrevista do senador José Agripino à TV Tropical, onde ele, segundo o Correio, não economizou elogios ao nome de Rosalba, dizendo, inclusive, que a senadora “é um dos trunfos que dispõe para vencer a disputa contra a governadora Wilma de Faria (PSB) e o senador Garibaldi Filho (PMDB).

Fonte:blog Thaísa Galvão

VICE GOVERNADOR

O Vice governador Iberê Ferreira de Souza, já está com a corda toda para ser candidato ao governo do Estado. De todos os pré –candidatos o único que dispõe melhor acomodação é o vice governador Iberê que vai ter a caneta, o papel e o dinda na mão, ele vai assumir o governo em abril de 2010.

ROGÉRIO MARINHO
O deputado federal Rogério Marinho vai mesmo sair do PSB, o TSE já liberou o deputado para que ele possa até setembro próximo optar por nova sigla partidária. As siglas que estão na mira do deputado são PV ou PSDB, essa última se for liberada o controle da presidência do partido para o deputado. Ele sabe como é ser filiado a uma sigla sem nenhum controle do partido. Já passou por isso.

DICKSON NASSER
Quem esteve ontem (14), na terrinha foi o presidente da Câmara Dickson Nasser da cidade de Natal. Aqui em Nova Cruz, ele esteve presente na residência do presidente da Câmara municipal de Nova Cruz, Antonio Gomes. Marcaram presença os vereadores Fernando Bezerra e Manga Rosa, e conversaram bastante rumo 2010, Dickson poderá ser um nome a mais na disputada estadual.

FERNANDO BEZERRA

Quem poderá voltar ao cenário político no Estado, é o ex-senador Fernando Bezerra. O homem já está sendo sondado para disputar a uma cadeira a Câmara dos Deputados. Para isso já teve o primeiro contato com Iberê Ferreira. Outro que articula Fernando Bezerra, para voltar ao cenário político como candidato.

MÁRCIA MAIA

A deputada estadual Márcia Maia, já está em plena campanha em busca da reeleição de seu mandato. Márcia contabiliza vários apoios na região Agreste. Dentre os quais: a prefeita da cidade de Montanhas, Letinha, o prefeito Nivaldo de Baía Formosa, Arez, o prefeito Erson e Tito da cidade Lagoa Dantas. A deputada pretende com a lacuna deixada pelo deputado Robinson Faria que não mais vai disputar o espaço a uma vaga na Assembléia Legislativa, aos poucos ela vai conquistando outros apoios.

Deixar um comentário