Pesquisa – Data Folha

Com crise financeira, avaliação do presidente Lula cai pela primeira vez no segundo mandato
Foto:Divulgação

Com a crise econômica, a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(foto) sofreu a primeira queda desde o início do segundo mandato. A taxa de aprovação caiu de 70%, em novembro do ano passado, para 65%, em pesquisa concluída ontem(19) pelo Instituto Datafolha.Até então, a aprovação ao governo seguia uma trajetória ascendente: 48% em março de 2007, 50% em novembro, 55% em março de 2008, 64% em setembro até chegar a 70% de ótimo/bom em novembro – patamar que nenhum outro presidente brasileiro alcançou desde a redemocratização do país.Para efeito de comparação, o então presidente Fernando Henrique Cardoso atingiu no máximo 47% de ótimo/bom em 1996, no auge da popularidade trazida pelo Plano Real.De 0 a 10, a nota média atribuída ao governo Lula também caiu – de 7,6, em novembro, para 7,4, índice que ainda supera os 7,0 da pesquisa de setembro.

Crise – O Datafolha revela que, desde novembro, o percentual de brasileiros que tomaram conhecimento da crise aumentou de 72% para 81%. Destes últimos, porém, somente 19% dizem estar bem informados a respeito. A taxa dos que não tomaram conhecimento da crise recuou de 27% para 19%.Apesar disso, a queda na aprovação de Lula não é proporcional à gravidade da crise.

A pesquisa Datafolha é um levantamento por amostragem com abordagem em pontos de fluxo populacional, com cotas de sexo e idade e sorteio aleatório dos entrevistados.Nesta pesquisa, realizada de 16 a 19 de março, foram ouvidos 11.204 brasileiros com 16 anos ou mais em 371 municípios de 25 unidades da Federação. A margem de erro desse tipo de levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Folha de S.Paulo – Hoje

Deixar um comentário