NACIONAL
Deu em O Globo
A bancada da causa própria

De Ilimar Franco:
O senador ACM Júnior (DEM-BA) deu um ataque ontem com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), devido à aprovação, na sua ausência, de parecer dizendo que “não é lícito” parlamentares serem diretores ou controladores de empresas de rádio e televisão.
“Como você coloca um projeto desse em votação? Você disse na reunião de líderes que não colocaria nada polêmico”, cobrou ACM Júnior. Irritado, arrematou: “Ele contraria interesses meus, do Tasso [Jereissati], do [José] Sarney, do [José] Agripino e do Wellington Salgado, que é vice-presidente dessa comissão. Nós vamos derrubar isso em plenário”.

Brasil entra para o “clube dos credores” do FMI
O Brasil fará parte do grupo de países que financia regularmente as operações do Fundo Monetário Internacional (FMI). A informação foi confirmada hoje pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.
“Agora estamos entrando no clube de credores do FMI”, disse Mantega a jornalistas. Segundo ele, o Brasil foi convidado para ajudar a financiar a instituição, o que seria um sinal de que o país é “sólido”. Leia mais em: Brasil entra para o “clube dos credores” do FMI, anuncia Mantega

Diferença entre Serra e Ciro
As diferenças entre José Serra e Ciro Gomes aparecem na política e na vida privada. Inimigo do tabagismo, o governador paulista conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa uma lei que proíbe o fumo em todos os locais fechados, públicos ou privados. Fumante inveterado, Ciro ainda luta para acabar com o vício. Na terça-feira (7) o deputado cearense falou sobre a nicotina no cafezinho da Câmara. Na presença de parlamentares e jornalistas, contou ter pego uma receita para parar de fumar, mas enquanto não se decide se compra os remédios, queima uns 30 cigarros por dia. Por enquanto, Ciro terá dificuldade de circular em São Paulo.

Sucessão
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está entre os líderes do PSDB que demonstram preocupação com as eleições do próximo ano. Ontem, ele disse que o partido precisa ter o foco voltado para a busca de uma estratégia vencedora na composição da chapa que concorrerá à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De olho nos paraísos
Os paraísos fiscais recebem 70% dos investimentos brasileiros. De acordo com dados do Banco Central, os investimentos diretos de empresas brasileiras em outros países somaram US$ 103,9 bilhões em 2007 – último ano de que se dispõe de dados consolidados. Desse total, metade foi cadastrada nas Bahamas e nas Ilhas Cayman. As contas correntes nesses países também são procuradas por pessoas físicas. Dos US$ 22 bilhões que brasileiros tinham depositados no exterior, 34% passaram pelos cofres de instituições com sede em paraísos fiscais. Das 100 principais empresas americanas negociadas em bolsa, 83 têm subsidiárias em paraísos fiscais. Segundo o relatório, não se pode afirmar que a principal motivação seja o pagamento de menos impostos, mas essa seria uma das principais consequências.
Menos poder aquisitivo
A nova da classe média criada no governo Lula da Silva não resistiu aos primeiros seis meses da crise. A turbulência global interrompeu o movimento de sete anos de queda na desigualdade social do Brasil. Antes da crise, a chance de um brasileiro cair da classe média alta para as camadas sociais mais baixas era de 2%; com o agravamento da crise essa chance aumentou em 6 vezes e subiu para 12%.

Processamento no BB
A Rede de Correspondentes do Banco do Brasil processaram um volume recorde de transações bancárias, encerrando o 1º trimestre de 2009 com um volume 20% superior que o observado no mesmo período de 2008. No total, foram 32,5 milhões de transações, sendo 12 milhões somente em março, maior patamar já atingido em um único mês, representando um aumento de 30% em relação a 2008.

Crise no ar e no mar
Além de uma grande quantidade de aviões parados, por falta de passageiros, armadores estrangeiros alegam que o número de navios parados, por falta de cargas, já chega a mil. Cerca de mil porta-contêineres e navios de transporte de commodities estão ancorados sem carga. Existem cerca de 10.650 navios porta-contêineres e embarcações de carga seca a granel ou de minério em serviço, segundo dados do Register-Fairplay do Lloyd’s reunidos pela Bloomberg.

60 mil estudantes devem concorrer ao Fies em 2009
Inscrições para o programa vão até o dia 17 de abril.Quem fez o ensino médio em escolas públicas tem prioridade.
Do G1, com informações do Jornal Nacional
Sessenta mil estudantes devem concorrer neste ano ao financiamento de mensalidades em faculdades particulares por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa do governo federal que financia os estudos de alunos que não têm condições de arcar com todos os custos da faculdade.
Candidatos que fizeram o ensino médio em escolas públicas têm prioridade. Também é levado em conta o desempenho do aluno em sala de aula. Quem tiver interesse tem que se apressar. As inscrições vão até o próximo dia 17.
O estudante candidato ao Fies deve preencher a ficha de inscrição que está disponível no site da Caixa Econômica Federal , imprimi-la em duas vias e entregá-la na instituição de ensino onde estuda. O empréstimo pode chegar até o valor total da mensalidade. Neste ano, são esperadas 60 mil inscrições. Depois da formatura, o beneficiado tem um semestre para começar a pagar as prestações com juros que variam de 3,5% a 6,5% ao ano, dependendo do curso escolhido. Para conseguir o financiamento é preciso ter fiador ou tentar a fiança solidária (grupo de três a cinco estudantes que vão ser fiadores entre eles).

Deixar um comentário