Polícia detém comerciantes e apreende carga roubada em ação no RN; fotos Sesed
A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) coordenou na manhã desta quinta-feira, dia 23, uma operação deflagrada pelas polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, com apoio da Tributação e do Itep. Na ação que visa o combate ao roubo de cargas foram cumpridos 13 mandados de busca nas cidades de Goianinha, São José de Mipibu e Tibau do Sul. A polícia apreendeu uma carga de café roubada, além de armas, munições de calibre restrito e um carro adulterado. A Secretaria da Tributação identificou o equivalente a meio milhão de reais em mercadorias irregulares. Quatro comerciantes foram notificados a pagar R$ 54 mil de ICMS e R$ 151 mil de multa. A ação teve início ainda de madrugada, quando os cerca de 200 policiais fizeram uma reunião com o comando das forças de segurança para tomar ciência dos objetivos da ação. O delegado Ulisses de Souza, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), responsável pela investigação, explicou que a polícia detectou casos de roubo de carga na BR-101 Sul. A polícia mapeou pontos suspeitos e solicitou a expedição dos mandados de busca.
Fonte: Sesed
TSE nega pedido de justa causa e Betinho continua filiado ao DEM mesmo contra sua vontade
Foto: Canindé Soares
O deputado federal Betinho Rosado(foto) vai continuar filiado ao DEM mesmo contra sua vontade.É que na sessão plenária desta quinta-feira (23), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente o pedido de declaração de justa causa feito por Betinho para que pudesse se desfiliar do Democratas.Por unanimidade, os ministros acompanharam o voto do relator, ministro Marcelo Ribeiro, que considerou que o parlamentar tem grande prestígio no partido, não sofre discriminação pessoal e que a legenda não alterou seu programa partidário a ponto de justificar a saída do deputado sob a alegação de justa causa.
A defesa de Betinho afirmou durante o julgamento que o parlamentar sofre um processo de esvaziamento, de isolamento e de discriminação no partido e que teve grande dificuldade de ser indicado para as comissões da Câmara dos Deputados, após tomar posse como deputado em agosto de 2007 em razão do falecimento do deputado Nélio Dias.
A defesa salientou ainda que Betinho Rosado não foi consultado e nem aprovou a transformação do PFL em Democratas em março de 2007.Segundo o advogado, o parlamentar também foi contra a mudança de orientação do partido em relação à prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), tomada em 2005.Betinho é prestigiado – Já o advogado do Democratas destacou que Betinho sempre foi prestigiado no partido, tanto que foi indicado para cargos nas comissões de Minas e Energia e de Agricultura e Pecuária da Câmara.
O advogado sustentou ainda que a decisão do partido, que se posicionou em 2005 contra a prorrogação da CPMF, foi legítima e autônoma e não representou coação contra qualquer parlamentar da legenda.
O advogado do DEM informou ainda que Betinho Rosado não compareceu à convenção de março de 2007 que decidiu pela transformação do PFL em Democratas, nem enviou qualquer documento na época contestando a mudança.Sem discriminação – O relator do pedido, ministro Marcelo Ribeiro, afirmou que, pelas informações dos autos, verificou que o deputado tem grande prestígio no Democratas, já que foi indicado como titular do partido na Comissão de Minas e Energia, em março de 2008, e como membro suplente na Comissão de Agricultura da Câmara.O ministro informou ainda que o parlamentar participou de diretórios municipais e estadual do partido e está no quarto mandato como deputado federal pelo DEM.“Não vislumbro a justa causa no caso. Não prospera a alegada discriminação pessoal. O que se verifica é que o deputado tem grande prestígio em seu partido, já que participou de Comissões relevantes na Câmara representando a legenda. Julgo improcedente o pedido”, afirmou o ministro Marcelo Ribeiro, que teve seu voto acompanhado pelos demais ministros.
Garibaldi reafirma sua maior afinidade com Rosalba, mas não exclui nenhum dos pré-candidatos ao Governo
Foto: Divulgação
Garibaldi não esconde sua simpatia por Rosalba para o Governo
Ainda na entrevista dada ao programa Panorama do RN, hoje, o senador Garibaldi Filho voltou a dizer que sua afinidade política maior atualmente é com a senadora Rosalba Ciarlini. “Tanto política como pessoal”, afirmou.Macaco velho na política, o senador peemedebista fez questão de ressaltar que o fato de ter uma maior afinidade com Rosalba não significa que ele não possa conversar com outros pré-candidatos ao Governo do Estado.“Quero deixar claro que não excluo nenhum outro pré-candidato a governador. Posso conversar com qualquer um deles e com todos eles. Eu apenas tenho uma finidade maior com Rosalba. Só isso”, disse Garibaldi.
João Maia e Vagner Araújo debaterão sobre a crise na Assembleia Legislativa
E o deputado-governadorável João Maia é um dos convidados do deputado Poti Júnior para debater sobre os impactos da crise financeira, no Rio Grande do Norte e no mundo, na audiência pública realizada na Assembléia Legislativa hoje pela manhã.
Chefe da Casa Civil e ex-secretário de Planejamento do Estado, Vagner Araújo também será um dos debatedores.
A audiência está prevista para começar às 10 horas.
Na contramão da política do governo, o juro do cheque especial foi o único a subir em março, de acordo com levantamento do Banco Central. Em março, a taxa de juro do cheque especial avançou 2,4 pontos percentuais, para 169,1% ao ano. Em fevereiro, a média cobrada nesse instrumento de crédito era de 166,7% anuais. No acumulado de 12 meses, o juro do cheque especial subiu 19,3 pontos percentuais. O spread (ganho com a diferença entre o custo de aplicação e o custo de captação) cobrado pelos bancos nessa operação ficou em 158,6% ao ano, com elevação de 3,5 pontos perante o percentual de 155,1% percebido em fevereiro. O juro do crédito pessoal fechou março em 50,8%, com redução de 3,7 pontos percentuais perante fevereiro, mas acréscimo de 0,3 ponto em 12 meses.
MAIORIA DO TRE APONTA PARA CASSAÇÃO DO PREFEITO DE SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE
O julgamento do prefeito de São José do Campestre, Laércio José de Oliveira, foi iniciado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral. Com o placar apontando quatro votos pela cassação, o juiz Fernando Pimenta pediu vistas no processo.
Laércio José teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas e, portanto, pela acusação da coligação do segundo candidato Zequinha Borges, ele estaria inelegível.
O relator do recurso, juiz Fábio Hollanda, votou pela cassação do prefeito. Nesse mesmo sentido, votaram os juízes Magnus Delgado, Roberto Guedes e Lena Rocha. Fernando Pimenta afirmou que em 15 dias levará o processo para a pauta da Corte Eleitoral.
No caso de São José do Campestre, se prevalecer o entendimento da inelegebilidade do atual prefeito, será realizada uma nova eleição, já que Laércio José teve mais de 50% dos votos válidos.
REAÇÃO DO PT