INSCRIÇÕES
O Governo do Estado abre as inscrições para programa “Minha casa, minha vida”. A Cehab instalará uma estrutura de atendimento no ginásio do DED, até o dia 29 de maio, nos dois expedientes. A previsão é de construção de 19.224 casas no RN.

COMBUSTÍVEIS
1 – O governo prometeu reduzir os preços dos combustíveis nos primeiros dias de maio. Quanto menor o preço do petróleo pior para o álcool brasileiro, que fica distante na base de comparação com os custos. Hoje, a Petrobras inicia simbolicamente a produção do mega Campo de Tupi.
2 – O querosene de aviação sobe pela primeira vez desde agosto. O combustível está 6,2% mais caro. No ano, o combustível acumula uma queda de 29%, por isso, não é justificativa para as companhias de aviação reajustarem os preços das passagens. A concorrência no setor também impede aumentos.
3 – Depois da redução da taxa básica de juros em 1 ponto percentual, os bancos reduziram suas taxas, a partir de amanhã. O Itaú reduz as taxas de juros pela terceira vez neste ano, de forma insignificante, para clientes pessoa física e jurídica. No cheque especial, por exemplo, de 8,75% ao mês para 8,67 % ao mês.

MÊS DE VENDAS AQUECIDAS
Tradicionalmente conhecida como a segunda data mais forte de vendas – só perde para o ciclo natalino – o Dia das Mães vai puxar as vendas do varejo durante toda a semana. A tendência é de vendas maiores de eletrodomésticos. A rede Casas Bahia que acaba de chegar a Salvador, com quatro lojas tem expectativa de abrir 20 lojas, até o final do ano. A redução de imposto ajudará a esvaziar estoques, diz a gerência das Casas Bahia. As lojas baianas devem acrescentar R$ 500 milhões ao faturamento anual da rede. Pelos números e expectativas das Casas Bahia, o varejo se mantém otimista com o crescimento do consumo, que vai exigir mais produção e mais emprego.

APLICAÇÕES
O governo não mexeu no índice de correção da caderneta de poupança, até agora, por um motivo. Segundo os analistas econômicos, os investidores estariam animados com o mercado de renda variável. Mesmo com a queda dos juros, investir em ouro, ações e outras aplicações está sendo mais rentável.

INVERNO
Continua chovendo em todo o Nordeste. A barragem de Sobradinho, no rio São Francisco, considerada a “caixa d`agua do Nordeste” está com uma vazão tão elevada que a Chesf vem aumentando a sua vazão para evitar o transbordamento (sangria). A barragem está com 100% de sua capacidade e uma vazão de 4 mil metros cúbicos por segundo.

SALÁRIOS DESVINCULADOS
Com o debate sobre a reestruturação dos gastos da Câmara dos Deputados, uma proposta que desvincula os salários dos deputados federais, dos estaduais e dos vereadores pode facilitar reajustes futuros e dividir o desgaste político das despesas com as Assembleia Legislativas e as Câmaras Municipais. A proposta retoma a ideia dos constituintes de 1988, que atribuiu aos parlamentares a fixação do salário para o mandato seguinte. Ou seja, os deputados reajustam o valor do salário para os que vão sucedê-los.

PROPOSTA EM DISCUSSÃO
Se a proposta de desvinculação for aprovada, acaba o efeito cascata e do impacto imediato nas contas dos Estados e dos municípios sempre que houver reajuste de deputados federais.
A mudança pode ser definida numa proposta de emenda constitucional que foi elaborada pelo grupo de 18 deputados do PSDB. O grupo é intitulado de Movimento Unidade, Democracia e Ética (Mude).

EMENDA CONSTITUCIONAL
A regra de correção salarial instituída pelos constituintes de 88 não resistiu por muito tempo, e a primeira emenda à Constituição, promulgada em março de 1992, fixou limites nos salários dos deputados estaduais e dos vereadores como forma de conter os excessos que ocorriam em assembleias e câmaras municipais. Mas a regra para conter gastos acabou vinculando os salários e servindo de aumento salarial automático para deputados estaduais e vereadores. Atualmente, os deputados estaduais recebem 75% do valor do salário do deputado federal e os vereadores, até 75% do subsídio dos deputados estaduais, dependendo do número de habitantes dos municípios.

DENÚNCIAS NO SENADO
Apesar de ter deixado o cargo de diretor do Senado, no norte-rio-grandense Agaciel Maia não se livra dos escândalos. Em entrevista à revista “Época”, o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi e sua mulher Denise afirmaram que Agaciel é sócio de todas as empresas terceirizadas que têm contrato com o Senado, além de existir corrupção nas contratações do Sistema de Processamento de Dados (Prodasen), na comunicação social, no transporte, na vigilância e no serviço de segurança. O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), anunciou que poderá abrir uma sindicância para investigar Agaciel.

ACUSAÇÕES
Agaciel Maia foi diretor do Senado durante 14 anos e deixou o cargo há dois meses. Na entrevista à Época, o casal Zoghbi insinua o envolvimento dos senadores Romeu Tuma (PTB-SP) e Efraim Morais (DEM-PB) com o esquema de Agaciel. Os dois senadores negaram qualquer envolvimento com o ex-diretor. O próprio Zoghbi é alvo de duas sindicâncias no Senado. Uma delas por ter usado o nome da ex-babá para ocultar os filhos como verdadeiros donos da empresa Contact, que atuava como correspondente de bancos no mercado de empréstimo consignado do Senado.
Fonte:Colunas da TN

Deixar um comentário