PREFEITURA DE NOVA CRUZ
EVENTO DO PROJETO 18 de MAIO
ENCERRA HOJE

Estudantes, conselheiros, secretários e autoridades participaram do evento

Com objetivo voltado para atender as políticas direcionadas aos direitos da criança e do adolescente, foi dessa maneira que a Prefeitura Municipal de Nova Cruz, desenvolveu um Projeto 18 de maio, junto com os integrantes do Conselho Tutelar, secretarias municipais, Poder Judiciário, polícia Militar, escolas e outros seguimentos da sociedade novacruzense promoveram uma vasta programação, que teve inicio desde o dia 11 e finaliza nesta segunda-feira dia 18 de maio.

Veja a Programação promovida pela Prefeitura Municipal de Nova Cruz.
12/05/2009 – Terça-Feira
· Palestras nas escolas da Zona Urbana
· Palestrantes: CMDCA, Conselho tutelar, Ação Social, Educação e Saúde

13/05/2009 – Quarta-Feira
· Gincana no Ginásio Geovana de Azevedo Targino com participação das Escolas: Antônio Peixoto Mariano, Marcio Marinho, Rosa Pignataro, Nestor Marinho e do PROJOVEM – 8:00h
· Entrega das redações para a comição local: Secretária de Educação até 13:00h
14/05/2009 – Quinta-Feira
· Audiência Publica no Fórum Djalma Marinho – Palestrante: Dr. Pedro Lopes Lima Junior – 16:00h
15/05/2009 – Sexta-Feira
· Apresentação de filmes na Praça de Eventos Mauro da Cunha Pessoa – 19:00h
16/05/2009 – Sábado
· Visita em alguns bairros da cidade
17/05/2009 – Domingo
· Mobilização das Igrejas de Nova Cruz
18/05/2009 – Segunda-Feira
· Caminhada pelas ruas da cidade – Concentração: Praça de São Sebastião – 15:00h
· Show cultural no Ginásio Geovana de Azevedo Targino – 16:00h
· Apresentações Culturais:
– Show de Piadas
-Show de Calouros
– Divulgação e premiação do concurso de redação
1° Lugar: Uma bicicleta
2° Lugar: Um MP3
3° Lugar: Um Celular
-Sorteio de Prêmios
Origem do 18 de Maio – O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº 9970/00 como do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade.
O crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu e ficou impune.Criação do 18 de Maio – O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil.
Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país.
Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.
Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Deixar um comentário