Henrique poderá ser Ministro no governo Lula

Deu em o Globo
PMDB e PT disputam ministério no Planalto
Pasta das Relações Institucionais pode ficar com líder peemedebista para agradar ao partido com vistas a 2010

De Gerson Camarotti:
PMDB e PT travam nova disputa nos bastidores, desta vez pelo cargo de ministro das Relações Institucionais. O atual, José Múcio Monteiro (PTB), será indicado para ministro do Tribunal de Contas da União. Enquanto o PMDB pede a vaga na coordenação política do governo, o PT quer recuperar o cargo de coordenador político.
O presidente Lula deve bater o martelo este mês. Os dois nomes mais fortes apontados no Planalto são os dos líderes do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), e do PT, deputado Cândido Vaccarezza (SP).

Deve pesar na decisão a sucessão presidencial de 2010. Há forte pressão por Henrique Alves. Com mais essa concessão ao PMDB, Lula fortaleceria o apoio do partido ao governo e à candidatura da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Também cogitado por Lula, o deputado Antonio Palocci (PT-SP) depende de julgamento no Supremo Tribunal Federal, onde responde a inquérito sob a acusação de ter dado a ordem para a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.

– O escolhido terá que ser de total confiança do presidente Lula, pois, além da relação institucional com o Congresso, vai cuidar da relação política de 2010 – afirma Henrique Alves.
Henrique Alves é indicado pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP). Além do trânsito na base aliada na Casa, ele é apontando como interlocutor frequente da bancada no Senado.

– Henrique Alves é um dos deputados com maior capacidade de articulação política – ressalta Temer. Mas a bancada petista tem resistido à possibilidade, principalmente por causa do controle do PMDB nas duas Casas. O argumento é que é preciso equilibrar o jogo, e, por isso, a bancada trabalha pela indicação do líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza. Considerado independente pelo Planalto, o petista aproximou-se de Lula e da ministra Dilma desde que ocupou o cargo, no início do ano. Leia mais em O Globo.

2 Comentários

mahaya  em 12 de julho de 2009

eu estou gostando de ver vocé estar atuando en todas as area e con relação a politica,do agreste do RN vocé é o melhor…

José Claudio Soares.

mahaya  em 12 de julho de 2009

eu estou gostando de ver vc estar mandano ver estar ayuando en todas as area e porito voce estar clacificado como o melhor blogista de toda região agreste do estado do RN /parabéns.dinho_jcs@hotmail.com

Deixar um comentário