PSDB de Serra e Aécio

Deu em o Globo
Serra acerta com PSDB e DEM visita a estados

Ideia é fortalecer palanques únicos para o tucano em locais onde os dois partidos têm diferenças
De Flávio Freire:

Em encontro a portas fechadas, líderes do PSDB e do DEM acertaram ontem com o governador paulista, José Serra, pré-candidato tucano à Presidência, sua presença em estados onde os dois partidos têm diferenças históricas. Para fortalecer palanques únicos em diferentes capitais, tucanos e democratas pediram ao governador que visite ao máximo as “áreas de conflito”, como Rio Grande do Norte e Bahia. A ideia é criar uma imagem de unidade que se cristalize no cenário eleitoral até 2010.
Enquanto no estado potiguar tucanos tentam se descolar do governo local para concretizar acordo com o DEM, na Bahia a proposta é pôr abaixo o carlismo, movimento que sempre deixou os dois partidos em campos opostos. Também discutiram as realidades do Rio e de Brasília, consideradas menos críticas.
Em reunião no Palácio dos Bandeirantes, os líderes avaliaram que a presença de Serra nos estados é importante não só para pacificar o jogo político regional, mas para criar raízes, principalmente entre os que apostam na necessidade de “nordestinizar” seu nome. Serra pretende reforçar sua agenda no Nordeste. Nos últimos dias, esteve no Ceará e em Pernambuco.
No Rio Grande do Norte, o PSDB tenta se desvencilhar do governo de Vilma Faria (PSB), mas tucanos resistem a deixar a máquina. Lá, o DEM sempre esteve na oposição. A presença de Serra no estado, programada para setembro, é vista como uma chance de pôr os dois partidos do mesmo lado. Na Bahia, querem Serra em evento onde devem estar juntos os deputados Jutahy Magalhães (PSDB) e ACM Neto (DEM), tradicionalmente adversários.

Deixar um comentário