Grande parte da cúpula do partido defende dobradinha tucana José Serra-Aécio Neves para disputar o Planalto
De Leandro Colon, de O Estado de S.Paulo:
Em nome da sobrevivência política, o importante para o DEM é voltar ao poder em 2010. E para isso, se o candidato tucano precisar montar uma “chapa puro-sangue” com nomes do PSDB na disputa pela Presidência e vice-presidência, o DEM não atrapalhará os planos da oposição.
A moeda de troca para abrir mão da vaga de vice, mantendo-se como aliado preferencial, é ter o PSDB no apoio a pelo menos seis candidatos da legenda em governos estaduais, incluindo Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, as principais apostas do partido para 2010.
O ex-senador e ex-presidente do partido Jorge Bornhausen é o maior entusiasta da chapa puramente tucana ao Palácio do Planalto. Em conversas reservadas com aliados, Bornhausen defende a tese de que a união São Paulo-Minas Gerais será decisiva para ganhar a eleição. Se depender dele, o DEM não colocará obstáculos a essa composição.
Leia mais em DEM aceita chapa tucana pura em troca de apoio em 6 Estados

O deputado João Maia, Presidente do Partido da República no Estado e integrante da Unidade Potiguar, sistema político formado por PR, PP, PMN e PMDB, afirmou ao participar do programa “Jornal da Manhã”, na rádio 95 FM nesta sexta-feira que votará no deputado Robinson Faria caso o presidente da Assembléia Legislativa assuma uma candidatura de independência ou terceira via com relação ao Governo do Estado.


Caso o prefeito da cidade de São Gonçalo, Jaime calado tivesse perdido as eleições de 2008. Ele sairia com uma candidatura a deputado estadual. Jaime é filiado ao PR e é fortíssimo com o deputado João Maia.
O atual prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado vai repetir o que fez o prefeito na época Poti Junior. Apresentou o sei irmão, Alenxandre a uma vaga na Assembléia Legislativa, que obteve sucesso. Agora Jaime poderá voltar com um projeto idêntico ao de Poti Junior, colocando a sua filha que é atualmente secretária da juventude do Estado do Rio Grande do Norte, Mada Maia, a mesma poderá ser candidata a deputada estadual rumo 2010.
O senador Expedito Jr. (RO), que foi cassado mas o Senado finge que não vê, troca o PR pelo PSDB no próximo dia 25. Até 2 de outubro, outros três senadores devem deixar os atuais partidos: Mão Santa (PMDB-PI), Flávio Arns (PT-PR) e Valter Pereira (PMDB-MS).

O que se sabe é o PP deverá participar do governo Ibere Ferreira de Sousa com duas secretarias e amplas possibilidades de indicar o candidato a vice governador ou a primeira suplencia de senador da candidata Wilma de Faria.Integrante da base aliada do presidente Lula, não faltará ao PP, liderado pelo ex-líder do governo no Congresso Nacional, Fernando Bezerra, não faltará credencial para tal.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deixou de cobrar em torno de R$ 190 milhões em multas aplicadas nas estradas do país, nos últimos dois anos, por não ter como enviar as notificações para os infratores.
De acordo com o Dnit, não chegaram ao endereço dos infratores, no período, 918 mil multas – 584 mil por excesso de velocidade e 334 mil por excesso de peso de caminhões.
Como o Código de Trânsito (Lei 9503/97) exige que as multas sejam canceladas quando os infratores não são comunicados em 30 dias, todo o estoque de infrações acumulado em dois anos pelo Dnit perdeu a validade.
GLOBO E RECORD CONCORREM EM OUTROS ARES
De Lauro Jardim:
Além da briga por ibope, está em curso outra competição entre Globo e Record (ou, mais especificamente, Igreja Universal): quem tem o melhor jato?
Neste momento estão chegando ao Brasil os novos aviões de Roberto Irineu Marinho e de Edir Macedo.
Marinho, que já é dono de três Falcons (modelos 7X, 900 e 2000), receberá um Gulfstream G550 – um jato transcontinental, onde cabem até dezoito passageiros.
Para o chefe da Universal (que já tem um Falcon 2000 e um Citation X) está pousando na pista um Global Express, um jato da Bombardier equipado com dois banheiros (um deles com ducha).
Os jatos dos donos da Globo e da Record são zero-quilômetro e custam 45 milhões de dólares cada um.
Qual é o melhor?
Segundo quem entende do riscado, eles são semelhantes. O G550, por exemplo, tem mais autonomia de voo; e o Global é mais largo.
Em resumo, se no ibope Macedo ainda está anos-luz atrás de Marinho, nos céus eles estão juntos.
Nordeste ainda tem o maior índice de analfabetos
As desigualdades regionais persistem no acesso à educação, com reflexo no analfabetismo. O problema é muito mais evidente no Nordeste, onde o índice de pessoas que não sabem ler e escrever um bilhete simples é de 19,4%, quase o dobro da média nacional (10%), conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).De acordo com o coordenador do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, os dados divulgados hoje (18) “espelham um certo apartheid de oportunidades educacionais”, que requer novas estratégias para ser superado.
SEM DINHEIRO PARA COMPRAR O CAIXÃO
A crise enfrentada por prefeitos do interior do Rio Grande do Norte chega a esferas inimagináveis. Ontem encontrei com o prefeito de Tangará, Jorginho Bezerra. O assunto? Crise, queda do FPM, perspectivas imediatas etc.
Bezerra relatou um fato cotidiano e simbólico sobre a rotina de um administrador … sem dinheiro.
– “Ontem morreram duas pessoas lá em Tangará. A Prefeitura estava inadimplente (também) com a dona da funerária. Tive que intervir e me comprometer pessoalmente para honrar os compromissos por que não poderia deixar duas pessoas sem um enterro digno.
Mais simbólico impossível. Falta pouco para o cenário da guerra, onde o morto não tem direito a ser enterrado.
DO TL: A inadimplência das Prefeituras é na funerária, no posto de combustível ou no fornecedor de merenda escolar. Um efeito bola de neve que ninguém se arrisca a mensurar o tamanho do estrago. Ah, se é dever da Prefeitura pagar o caixão de seus cidadãos? Na teoria, não. Mas, na prática é assim que funciona. E se não o fizesse?
receberá 1,3 milhão de assinaturas contra candidatos ficha-suja
O número equivale a 1% do eleitorado brasileiro e é suficiente para criar projeto de Lei por iniciativa popular.
No próximo dia 29 o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) entregará ao presidente da Câmara Federal, Michel Temer (PMDB) um documento assinado por 1,3 milhão de pessoas que pede o fim de candidaturas de políticos condenados na Justiça já em primeira instância por crimes como homicídio, racismo, estupro e desvio de verbas públicas.
Estama semana o governo estadual entregou nesta sexta-feira em Pau dos Ferros, mais um restaurante popular. Já são 13 restaurantes em funcionamento. Os outros 12 estão distribuídos nas cidades de Natal, Assu, Macaiba, Mossoró, Currais Novos, Caicó, Nova Cruz, Parnamirim e São Paulo do Potengi. Estão para ser entregues o de Extremoz, município da Grande Natal, e Parelhas, na região Seridó do Estado. Atualmente, os restaurantes atendem mais de 10 mil pessoas por dia, totalizando mais de 200 mil refeições ao mês e um investimento de quase R$ 8 milhões subsidiado pelo Governo do Estado.