NOS PRIMEIROS DIAS DE JANEIRO DE 2010 O SERIDÓ É A REGIÃO QUE MAIS CHOVEU

CAICÓ
Açude Itans aumenta seu volume dágua em 10 centímetros

Com as primeiras chuvas de 2010 o Açude Itans aumentou em 10 centímetros seu volume dágua. Até agora já choveu 62 milímetros em Caicó. Foram apenas tres chuvas. O Itans, que por sinal passa a se chamar de “Ministro José Américo” está com 61 milhões de metros cúbicos, cerca de 74% de sua capacidade total.
Em entrevista à Rádio Caicó AM o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot acredita que as chuvas caídas na região são em decorrencia de uma frente fria vinda do sul do nordeste, entre os estados de Minas Gerais e Bahia. O fenômeno, de acordo com Bristot, vai continuar até o mês de fevereiro.

Ouro Branco

Chuva de 55,3 mm com ventos e granizos, arrancou árvores, derrubou fachadas e provocou falta de energia elétrica

O final da tarde do domingo (3) foi de chuva em Ouro Branco. De acordo com informações oficiais, o pluviômetro da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), instalado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, mediu 55,3 milímetros. A chuva durou quase duas horas, foi marcada por fortes ventos em algumas partes da cidade e também caíram pequenas pedras de granizos. Pequenas partículas de gelo caem dentro das nuvens, recolhendo assim a umidade, assim se congela e as partículas são levadas para cima novamente pelas correntes de ar, aumentando de tamanho.
Isso acontece várias vezes, até que a partícula se transforma em granizo, que tem o peso suficiente para vencer as correntes de ar e cair em direcção à terra. Após as chuvas, no final da tarde, a população ainda assustada, viu algumas partes de fachadas de casas e prédios comerciais caírem, várias árvores e plantas frutíferas também não resistiram aos ventos. Parte baixa de Ouro Branco, um bairro denominado “Rabo da Gata”, teve casas que entrou água durante as chuvas, mas nada de anormal. O Campo Municipal, também acumulou água, já que fica próximo a uma “porta de água”, que se acumula quando chove, na RN 089.

Fonte: Blog Marcos Dantas

Deixar um comentário