Religião e cultura na Festa de Santos Reis

Tradicional evento do bairro segue até amanhã com missas e shows

Na celebração deste ano da festa dos Santos Reis, no bairro de mesmo nome, haverá uma mistura de demonstrações de fé e apresentações culturais. A programação, que teve início no sábado passado, traz para os moradores da comunidade missas, procissões, novenas e apresentações de grupos folclóricos e shows. A principal atração é da cantora baiana Margareth Menezes, que participará da festa na noite de amanhã.
Comemorado oficialmente no dia 6 de janeiro, as festividades do Dia de Santos Reis em Natal serão concentradas no Santuário Arquidiocesano de Santos Reis, no bairro de mesmo nome, localizado na Zona Leste da cidade. A data é feriado na capital potiguar e em 2010 comemora 73 anos de realização da festa. Para Jair Cota, o marco das comemorações este ano foi poder contar com uma programação diária, durante quatro dias, para a festa, tanto a parte religiosa quanto a cultural.
Os festejos deste ano marcarão ainda a despedida do sacerdote padre Gilmar Pereira de Castro, depois de 13 anos à frente da igreja. Eleserá transferido para a Paróquia de São Lucas, em São Gonçalo do Amarante, cujas atividades terão início em fevereiro de 2010.
Padre Gilmar explica que a festa congrega o povo em torno da devoção dos Magos, que vieram do Oriente até Belém para reverenciar ao recém-nascido Jesus. “É uma festa que reúne todas as pessoas desejosas de unidade e paz por meio de novenas, missas e procissão”.
A programação religiosa terminará na quarta à noite, com a uma missa campal, feita num palco montado por trás da casa paroquial do Santuário dos Santos Reis, celebrada pelo Monsenhor Lucas Batista. A missa será o ponto final da procissão com as imagens dos Reis Magos e da Sagrada Família, que partirá do Forte dos Reis Magos e percorrerá as ruas do bairro, a partir das 16h30.
Fonte:DN

Deixar um comentário