POLÍTICA & POLÍTICOS – (Por Lenilson Costa)
ELEIÇÃO RUMO 2010
As chapas estão quase formatadas rumo 2010. A oposição conta com o nome de Rosalba para governo e Robinson para vice. Já a situação o candidato da base do governo é Iberê que trabalha para definir dentro de poucos dias o nome que deverá ser o seu vice. Na minha concepção esse nome poderá ser o de Agnelo, para atrair o apoio de Carlos Eduardo e do partido do PDT. Já que alguns seguidores do deputado João Maia falam que o mesmo não morre de amores para ser vice.
SEM BASES DE IBERÊ, DEPUTADO FÁBIO FARIA PODE TER DIFICULDADES POLÍTICAS

Caso Robinson resolva mesmo se aliar à senadora Rosalba Ciarlini (DEM), o vice-governador deve não somente pedir suas bases eleitorais de volta, como lançar algum candidato a deputado federal de sua confiança ou apoiar outro que esteja sintonizado com seu projeto político.
LEONARDO ARRUDA
O secretario estadual Leonardo Arruda aproveitou a visita que fez em Nova Cruz, e conversou com o vereador Nia (PMN) do sistema político liderado pelo seu irmão Cid Arruda. Segundo o vereador Nia Salú, Leonardo já pediu apoio do voto para deputado federal. Será que o ex-deputado estadual entrará na disputa de uma vaga para a Câmara dos deputados.
NIA
Acontecendo será a segunda vez, que tudo indica que o vereador mais votado de Nova Cruz, Nia Salú, não irá acompanhar a decisão política do seu líder político, ex-prefeito Cid Arruda, caso o mesmo defina votar em Rosalba Ciarline para governo tendo Robinson como vice. Em 2006 Nia votou em Fernando Bezerra para o senado, não seguindo a orientação de Cid que na época votou em Geraldo Melo para o senado. Os motivos reais ninguém sabe tanto de Cid ter divergido em não apoiar Fernando e do vereador Nia ter acompanhado Fernando Bezerra.
FORÇA DA GRAVIDADE

POTI
O Deputado estadual Poti Junior esteve participando das comemorações em homenagem ao dia de Santo Reis nos municípios de Montanhas e Brejinho.
SESSÃO
Com o anúncio da sessão da convocação extraordinária da Assembleia Legislativa para a próxima quinta-feira, resta saber se todos os líderes de bancadas vão dispensar a tramitação nas comissões do projeto da adutora de Mossoró. A base aliada da governadora quer essa dispensa e argumenta que é preciso uma votação rápida, possivelmente na própria quinta-feira, porque há o risco do Estado perder o prazo para assegurar a liberação dos recursos que serão obtidos, depois da autorização da Assembleia, por um financiamento.
RESISTÊNCIA À DISPENSA
Mas há pelo menos um líder de bancada que levanta alguns questionamentos sobre o projeto. E, ao levantar esses questionamentos, aponta que é sem o governo apresentar algumas documentos, não há motivos para a dispensa de tramitação nas comissões. Trata-se do deputado José Dias, líder do PMDB na Assembleia. Ele explica que o projeto faz o remanejamento de R$ 118 milhões do empréstimo que será feita à Caixa. Na proposta original esses recursos seriam para a instalação da adutora. O projeto que agora está na Assembleia transfere esses recursos para investimentos no sistema de distribuição de água em Mossoró.
EXIGÊNCIAS
O líder da bancada peemedebista afirma que não faria sentido dispensar a tramitação, se não houver garantias de que a adutora seria instalada, porque não adiantaria as mundanças no sistema de distribuição, se não houver um aumento do volume de água disponível. O argumento da base aliada é que a adutora foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento. Mas o deputado José Dias aponta que seria necessário um documento — de preferência com a assinatura da ministra Dilma Rousseff, que coordenada o PAC — para ser convencido de que a adutora terá um tratamento prioritário por parte do governo federal.
Fonte:TN
PROPOSTA DE CONSTITUINTE
Uma proposta que tende a ser aprovada no Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, em fevereiro, deve provocar algumas discussões, entre os políticos, neste primeiro semestre. O PT quer transformar a reforma política em tema da campanha eleitoral de 2010. No Congresso Nacional da legenda estará em votação uma proposta de realizar um plebiscito sobre o tema no mesmo dia da eleição presidencial do ano que vem. Nesse mesmo congresso será lançada oficialmente a candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
LEGISLATIVO NO ANO ELEITORAL
O ano novo começa com a expectativa da concretização das alianças eleitorais e da consolidação das candidaturas à presidência da República e aos governos do Estado com reflexos diretos no ritmo e na qualidade do trabalho da Câmara, do Senado e Assembléias Legislativa. Sem conseguir atingir a pretensão inicial de aprovar os quatro projetos do marco regulatório do pré-sal até a entrada do recesso parlamentar, o governo vai centrar forças nesse tema, a partir do dia 2 de fevereiro, com a retomada dos trabalhos do Congresso.
SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE
Festa de Reis – Fotos: Ivanízio Ramos
Quem esteve ontem a noite na cidade de São José de Campestre foi o deputado federal, Henrique Alves, deputado estadual Walter Alves, a governadora Wilma, o vice governador Iberê Ferreira, que juntos com o prefeito Zequinha Borges e a vice – prefeita Francisca participaram na Igreja Católica da Santa Missa, celebrado pelo padre Gilvan Miguel. Em seguida eles foram circular pelas barracas e mesas de amigos e correligionários da tradicional festa de Santos reis do município.