Política& PoliticosPor Lenilson Costa
Nova Cruz
CID

VAI VOTAR PELA FORÇA DA GRAVIDADE

Bem que o blog adiantou. O ex-prefeito Cid Arruda vai mesmo votar na senadora Rosalba Ciarline. Em seu programa semanal fez um pronunciamento que acompanhava o deputado Robinson Faria. Ele sem o poder se transforma no verdadeiro amigo do poder.
Primeiro, vamos recapitular um pouco, o ano de 2006, Cid não acompanhou a decisão do deputado Robinson Faria em termos de votos para o senado. Votou contra o senador Fernando Bezerra na época.

Cid encontrou motivos para dizer que não votava no senador Fernando Bezerra, pelo motivo de o senador não ter colocado nenhuma emenda para o município na época que o mesmo era prefeito. Mas, motivo mesmo ele tem para não votar em Rosalba, a senadora fez a campanha de Flávio Azevedo, em Nova Cruz em 2008, oportunidade que a mesma esteve no município por diversas vezes. Então Dr. Cid, diga ao seu povo que vai votar em Rosalba, simplesmente pela força da gravidade. Porque hoje é Cid, quem precisa de Robinson Faria, para manter ele no cargo da Assembléia.
E a pergunta que surge nos bastidores da política, se Cid Arruda, estivesse ainda exercendo o seu mandato de prefeito, em quem ele votaria para governador nesta situação?
QUER MAIS – I
No ano de 2006 foi um dos primeiros a dizer que o deputado Robinson não seguisse o destino de ser vice com o PMDB. Explicou a situação no seu município e de varias outras lideranças. O quadro político ficava difícil para ser mantido o espaço de dois lideres político em um município.
Vai mais uma pergunta, que os bastidores da política de Nova Cruz que saber.
Se o deputado Robinson Faria não tivesse realizado a nomeação do Dr. Cid na Assembléia, em qual palanque ele iria estar em 2010? O ex-prefeito da cidade de Várzea, Antonio Genival, já deu a resposta a Robinson, vai votar em Ibrerê.
QUER MAIS – II
Em toda sua trajetória política só votou no seu irmão Leonardo Arruda, duas vezes, nos anos de 1982 e 1986, era quando ele ainda não tinha o titulo de liderança política. Foi votado no ano de 1988 para prefeito de Nova Cruz, absolveu os apoios das tradicionais lideranças políticas do município, e a votação do sistema político liderado por Peixoto, Severino Augusto e Luiz Moreira. Mesmo com o resultado negativo nas eleições de 1988, foi positivo para o engenheiro começar a construir a sua base política e independência, deixando o seu irmão de lado e passando a apoiar o candidato que desse mais motivo reais a ele, para obter sucesso dentro da política de Nova Cruz.
QUER MAIS – III
Passado as eleições de 1986, com a derrota de Leonardo Arruda, Cid, passou a ser assessor parlamentar do então deputado estadual, Manoel do Carmo, que aproveitou o momento e indicou todos os cargos estaduais em Nova Cruz. Chegou o ano de 1990, Manoel do Carmo, desistiu de ser candidato e apresentou Ricardo Mota, na época. A partir daí Cid, fez contatos com o irmão do deputado Vivaldo Costa, Tarcisio Costa, reitor da universidade naquele momento e passou a votar em Robinson Faria, já no ano de 1990. O principal adversário político de uma década, que tinha como líder em Nova Cruz, Targino Pereira, nos anos de 1986.
Ninguém sabe quantos motivos reais, fez Cid Arruda, tomar essa decisão, já que a maneira de Robinson era e ainda é fazer a política de conquistar votos no atacado e não no varejo. E assim sendo. Cid, em 90 começou a caminhar com o andarilho do Agreste. A justificativa para o mesmo não acompanhar Ricardo Mota, candidato de Manoel do Carmo, no Agreste, segundo ele falou na Fazenda Santa Gertrudes, de propriedade do agropecuarista Marcelo Cunha Lima, que Ricardo Mota era pesado em uma eleição para se votar.
QUER MAIS – IV
Lei da vantagem e da conveniência política do líder político Cid Arruda
No ano de 1988 iniciou sua carreira política pelo partido do PDS, já em 1992 com a sigla do PL, no ano de 1996, já veio com uma nova sigla partidária do PFL, em 2004 PSB e no ano de 2006 até hoje esta no PMN, quase que ele migrava para o PP, não se filiou por motivo da resolução do Tribunal Superior Eleitoral que proíbe pessoas de mandato a mudar de partido sem justa causa.
QUER MAIS – V, MEUS AMORES NOVACRUZENSES.
Qual foi a ação que o principal líder da oposição fez até agora, depois de mais de um ano que deixou o poder. A não ser comparecer ou ligar para o estudo da emissora FM Agreste 107,5, que o mesmo é sócio com o deputado Robinson Faria. Em nenhum evento tradicional ele marcou presença. Desde que perdeu o cargo de prefeito.
A pergunta dos bastidores político de Nova Cruz, quais são os motivos que levam o ex-prefeito Cid, não freqüentar os eventos tradicionais do município desde o ano de 2009?
QUER MAIS – VI
Atraiu Germano Targino e lançou ele como candidato a prefeito, só para sair da responsabilidade de encarar o gasto de campanha, se caso fosse o nome de Marcelo Junior ou Max Andrade, teria que chamar a total responsabilidade dos gastos de campanha para ele, na qualidade de prefeito e líder maior da situação naquele momento. Preferiu buscar outro nome. Um nome de condição financeira que não fizesse mexer no seu caixa. Segundo Nia, ele (Cid) teria falado que só apoiaria um candidato para sucessão, aquele que tivesse os recursos da campanha em torno de uma milha, foi assim Nia? E Germano fez dessa forma investiu na sua campanha, mais ficou refém de Cid no quesito desenvolvimento de campanha.
Outra perguntinha dos bastidores da política de Nova Cruz será que os motivos de Germano e de Targino não superaram os motivos de Marcelo ou do próprio Max no episodio de 2004. Qual foi o motivo dele votar em Germano Targino?
QUER MAIS – VII
O grupo político do ex-prefeito Cid Arruda, quer postar em seus programas de rádio. Que o prefeito Flávio vai ficar sem força em caso da vitoria da senadora Rosalba. Resumindo querem expulsar Flávio de apoiar a candidatura de Rosalba. Para o ex-prefeito ficar em uma situação confortável com os seus eleitores que não aceita a aliança junto com o prefeito Flávio Azevedo.
Esse por tanto são alguns capítulos da trajetória política do ex-prefeito Cid Arruda, na cidade de Nova Cruz ao longo dos seus 28 anos de vida pública, no município que pouca gente conhece.

Deixar um comentário