DEU EM O GLOBO

Lula discute destino de Ciro Gomes

PT vai tentar convencer PSB a desistir de lançar o deputado a presidente
O PT inicia na quarta-feira uma ofensiva para convencer o PSB a desistir de lançar a candidatura do deputado federal Ciro Gomes à Presidência. Haverá uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do nacional PSB, para tratar do assunto.

A presença de Ciro no encontro, que deve acontecer em Pernambuco, não está certa. O deputado está viajando em férias pela Europa há quase um mês e tem se mantido distante das discussões políticas. Ele deve voltar ao país amanhã e desembarcar em Fortaleza (CE).

Segundo sua assessora, até ontem Ciro não havia recebido convite de Campos.

O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, usa a derrota do governo na eleição do Chile neste mês como argumento para convencer o PSB. Na disputa chilena, havia dois candidatos que faziam parte da aliança da presidente Michelle Bachelet.

— O próximo passo é garantir a unidade do governo na eleição. Trazer o Ciro para a campanha da Dilma. A unidade é importante. Vimos um monte de comparações apressadas com a eleição do Chile, mas se há um ponto que vale para o Chile e para o Brasil é que governo não divide — disse Dutra.

A ideia é que Ciro dispute o governo de São Paulo com apoio do PT. Em setembro passado, o deputado transferiu o seu domicílio eleitoral para o estado.
Internet sozinha não elege ninguém
De Filipe Serrano, do Ccaderno Link, de O Estado de S. Paulo:
Quando o sociólogo espanhol Manuel Castells afirmou ao jornal El País que “não se pode compreender Obama sem a internet”, ele queria falar de como a força da disseminação da web ajudou a elegê-lo presidente. Mas as novas tecnologias, sozinhas, não são suficientes para ajudar em uma campanha eleitoral.

É preciso ter carisma. É o que dizem Scott Goodstein e Peter Giangreco, duas da principais cabeças por trás do da campanha de Obama. “Nenhuma das experiências que fizemos nas novas mídias iria funcionar se não tivéssemos um candidato que inspirasse as pessoas e as fizesse acreditar que, colaborando com a campanhas, elas estariam mudando as coisas nos EUA”, afirma Giangreco.

Os dois estiveram no Brasil em outubro, falando para publicitários e pessoas ligadas a partidos políticos, interessados em repetir o sucesso de Obama nas eleições deste ano por aqui e conversaram com o Link na ocasião. Goodstein agora volta ao Brasil para falar a um público bastante diferente.

Durante esta semana, ele estará na Campus Party, que começa hoje, no Centro de Convenções Imigrantes, onde fará uma palestra sobre redes sociais e marketing por celular, nesta quarta-feira, às 13h. Responsável pelas campanhas via celular e internet, Goodstein diz que nada seria possível também sem a integração das equipes envolvidas na campanha.

“Todos trabalhavam no mesmo andar. Se o garoto geek que trabalhava no canto da sala tinha uma ideia para nos ajudar a ganhar, abraçávamos. Era fácil trabalhar em conjunto”, diz. Deu certo. Todos estavam ligados em vídeos, montagens, iniciativas que os eleitores colocavam na rede.

“Uma das diferenças da campanha em relação a outras eleições é que era um diálogo com os eleitores. Obama passava a mensagem que queria, mas também escutava o que diziam”. Com isso vídeos caseiros publicados no YouTube – como de uma mãe cozinhando biscoitos com a figura de Obama –, pinturas feitas por artistas desconhecidos, músicas de cantores de hip hop independentes, tudo era incorporado à campanha.

“Nas prévias, em Iowa, descobrimos que uma mulher que estava cansada dos ataques de Hillary e iria mudar para o Obama. E o vídeo com ela retirando a placa de Hillary da frente de casa e colocando uma do Obama foi o vídeo mais assistido do dia”, conta Giangreco.

“Pedíamos para as pessoas ajudar, como um time. Mas não achamos que as novas mídias estão salvando o mundo. Esta não é a resposta. No fim do dia, mensagens de texto e redes sociais sozinhas não teriam ganhado a eleição”, dá o recado, Goodstein.
Primeira escola para gays terá curso de drag queen

De Tatiana Farah, de O Globo:
A cidade de Campinas, no interior paulista, terá a primeira escola para jovens gays do país. Com recursos do Ministério da Cultura e do governo do estado, a ONG E-Jovem vai abrir a escola em março, com cursos gratuitos de dança, canto, TV-Web e produção de fanzines. Dezenas de adolescentes homossexuais e heterossexuais já fizeram as inscrições para as aulas, que terão 20 alunos por turma. Na grade curricular do ano que vem, já está previsto um curso para formação de drag queens.

Deixar um comentário