Brasil

Palácio do Planalto vai pressionar diretórios estaduais do PSB para enfraquecer candidatura de Ciro Gomes contra Dilma

O jornal carioca o Globo traz matéria nesta sexta-feira (5) garantindo que diante da insistência da candidatura de Ciro Gomes a presidência pelo PSB, o Planalto decidiu mudar de estratégia: agora vai jogar pesado com o PSB e tentar sufocar o partido, principalmente dificultando as alianças regionais. Diz o texto assinado pelo jornalista Gerson Camarotti, que o governo fará forte pressão em Pernambuco, onde o governador Eduardo Campos, presidente do PSB, vai tentar a reeleição com o apoio do PT. Também deve jogar pesado em estados como Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe, ameaçando dificultar acordos regionais já adiantados.

Ainda de acordo com o Globo, no Ceará, vários petistas já ameaçam retirar apoio à reeleição do governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro. No Rio Grande do Norte, a governadora Wilma Faria (PSB) quer fechar aliança com o PT para disputar uma vaga para o Senado. E, em Sergipe, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB) deseja tentar a reeleição com o apoio do governador Marcelo Déda (PT-SE). O PT ameaça dificultar até mesmo alianças para as eleições proporcionais, o que prejudicaria a eleição de deputados federais pelo PSB. A estratégia, com isso, é repassar para o PSB o ônus político da retirada da candidatura de Ciro.
 

Vitória judicial de Maurício Marques fortalece PDT de Carlos Eduardo e Agnelo Alves no tabuleiro político
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que nesta quinta-feira (4) decidiu manter o prefeito Maurício Marques (PDT) na prefeitura de Parnamirim, por 4 votos a 3. Maurício Marques e era acusado pela coligação adversária de abuso de poder político e econômico na distribuição de cestas básicas em 2008, por parte da prefeitura, em favor próprio. Com a decisão, mantém o PDT dos ex-prefeitos Carlos Eduardo Alves e Agnelo Alves, no comando do terceiro maior colégio eleitoral do Estado, que tem mais de 91 mil eleitores.

Caso fosse cassado, Maurício Marques que venceu o deputado Gilson Moura (PV), o PDT perderia seu maior trunfo para as negociações de 2010, já que o PV da prefeita Micarla de Sousa, que ganhou mais uma prefeitura também por decisão judicial do TRE, a de Pedro Velho no Agreste, passaria a comandar Natal e Parnamirim, isso que a Corte Eleitoral decidisse empossar o segundo colocado, que conseguiu 47,12% dos votos. Carlos Eduardo mantém sua candidatura ao Governo do Estado justamente se confiando na força política em Natal e Parnamirim, suas principais bases.

 

Natal
Robinson vai conversar com Paulinho Freire, Chagas Catarino e Alberto Dickson na próxima semana
O presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria (PMN) está no Rio de Janeiro com a esposa Juliane, onde acompanha a recuperação do filho caçula Gabriel, que é atendido numa clínica especializada para prematuros e fez vários exames. Caso possa retornar ao Rio Grande do Norte no final de semana, Robinson já tem agendada uma conversa política com o PP da capital para a próxima segunda-feira (8).

Um almoço irá reunir o prefeito da capital em exercício, Paulinho Freire e os dois vereadores da legenda: Chagas Catarino e Alberto Dickson. Em pauta, a decisão da presidência do PP de Natal, que deverá ficar com um dos vereadores e também o apoio do diretório a chapa da oposição Rosalba/Robinson. O presidente da Assembleia luta para permanecer com o apoio do PP, já que a direção nacional da sigla não vê com bons olhos a aliança com o DEM do senador José Agripino Maia, que faz oposição radical ao presidente Lula da Silva (PT).

Fonte:Marcos Dantas

Deixar um comentário