Garibaldi nomeia relatores governistas para o pré-sal
Antônio Cruz/ABr

Preferiu ignorar a oposição. Confiou a mãos governistas a relatoria três propostas pré-saleiras. E reteve para si próprio a quarta. A coisa ficou assim:
1. Gim Argelo: Líder do PTB, o protogovernista Argelo vai relatar o projeto que cria a Petrosal, nova estatal petroleira.
 

Numa escala de zero a dez, a hipótese de produzir um relatório contrário aos interesses do governo é de menos onze.
 

2. Renan Calheiros: Líder do PMDB, Renan levará à grelha o miolo da picanha do poré-sal, o projeto que cria o sistema de partilha, em substituição às concessões.
 

Tomado pelo estilo, Renan pode acomodar pedras no caminho do governo. Talvez se anime a pedir algo, talvez reivindique o atendimento de algum pleito.
 

Vai sair mais caro. Mas, uma vez atendido, Renan acaba entregando a encomenda.
 

3. Delcídio Amaral: expoente da bancada do PT, Delcídio vai cuidar do projeto que capitaliza a Petrobras.
 

Velho admirador da estatal petroleira, Delcídio fará por ideologia o que outros governistas talvez só fizessem por obrigação. Jogo jogado.
 

4. Garibaldi Alves: O presidente pemedebê da Comissão de Economia reservou par si a proposta que adiciona açúcar no pré-sal.
 

Vai relatar o projeto que envia parte dos lucros das novas jazidas para um Fundo Social. Um quindim.
 

Garibaldi não haverá de opôr resistência à ideia de destinar verbas para áreas como saúde, educação e cultura.
 

Além de passar pelo crivo da comissão dirigida por Garibaldi, o pacote do pré-sal terá de ser desembrulhado noutras duas comissões.
A primeira, de Infraestrutra, é presidida pelo neogovernista Fernando Collor (PTB-AL). Prenúncio de tranquilidade para o Planalto.
 

A segunda, de Constituição e Justiça, é comandada pelo oposicionista Demóstenes Torres (DEM-GO). Treimei, Lula!

Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) nomeou os relatores do pacote de projetos que regulam o pré-sal.

Deixar um comentário