Cadeia Pública de Nova Cruz recebe equipamentos de segurança
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) doou uma mesa de raios-X, pórticos detectores de metais e magnetrômetros portáteis.
Por Fagner Farias
A Cadeia Pública da comarca de Nova Cruz, recentemente construída e em fase de implantação, recebeu equipamentos de segurança eletrônica doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
 

Entre os equipamentos recebidos, estão uma mesa de raios-X, pórticos detectores de metais e magnetrômetros portáteis idênticos aos já utilizados nas penitenciárias de Alcaçuz e de Parnamirim e no Presídio Provisório dr. Raimundo Nonato, em Natal. Os pórticos e os magnetrômetros portáteis também foram entregues nas cadeias públicas de Mossoró e Caraúbas.
 

Nesta segunda-feira (5) em convênio firmado com o Depen, o Secretário da Justiça e da Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, assinou notas de empenho para aquisição de uma cozinha industrial, uma padaria e uma lavanderia para as unidades prisionais.
 

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) estima que, com as nomeações dos novos agentes penitenciários, recentemente aprovados em concurso público, a cadeia de Nova Cruz possa iniciar ainda em abril a migração dos presos. Inicialmente, planeja-se esvaziar a carceragem do 8º Batalhão da PM, instalado no centro da cidade para, em seguida, receber presos provisórios de outras comarcas.
 

Dando continuidade ao programa de construção de cadeias públicas, a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania deverá iniciar nos próximos dias a construção de unidades penais em Ceará-Mirim e Macau, cujas obras foram licitadas, aguardando apenas a expedição das ordens de serviço, assim como também a de Lajes, com recursos já disponibilizados na Caixa Econômica Federal, e uma outra em Parelhas, prevista na programação do Depen para este ano.
Fonte:Nominuto

Deixar um comentário