Pesquisas funcionam como fator mobilizador

Vox Populi também é contratada pelo PT e resultado animará militância de Dilma
Não vem ao caso se as pesquisas acertaram ou erraram nos diagnósticos do primeiro turno. O fato é que há uma obsessão por sondagens eleitorais na política brasileira. Nesse sentido, o Vox Populi (contratado do PT e da campanha de Dilma Rousseff) ajuda a turbinar a campanha da petista ao dizer hoje (19.out.2010) que ela tem 57% dos votos válidos contra 43% de José Serra (PSDB).
Não custa lembrar que o Vox Populi foi dos principais institutos de pesquisa o que mais se distanciou da realidade nos dias que antecederam o primeiro turno presidencial de 3 de outubro. Agora, nada impede que esteja certo.Aqui, todas as pesquisas deste ano de 2010
Do ponto de vista da política eleitoral, da campanha, a pesquisa Vox Populi realizada nos dias 15 a 17 de outubro serve como alavanca para a militância petista.
Houve grande desmobilização por parte do PT e do PSDB nos dias que sucederam ao primeiro turno. Os bons percentuais em pesquisas servem para galvanizar apoios –no caso, para Dilma. Os militantes ficam mais animados. E, é claro, na campanha com menos pontos na pesquisa, o efeito é oposto.
Para terminar, não dá para deixar de relatar a piada de hoje em Brasília quando saiu a pesquisa Vox Populi. Um gaiato que acompanha política há décadas disparou: “Você viu? O Vox Populi está dizendo que a Dilma ganhou no primeiro turno”.
Fonte:Blog Fernandes Rodrigues 

Deixar um comentário