Parlamentares mirins e Márcia Maia são homenageados em sessão solene


A Assembleia Legislativa promoveu nesta segunda feira (13), uma sessão solene em homenagem aos parlamentares mirins. A proposição foi de autoria da deputada estadual Márcia Maia.

O presidente do parlamento mirim, o estudante Evandro Irving, 18 anos, agradeceu por todos os deputados a homenagem e destacou a importância da continuidade do projeto. “É uma oportunidade única que tive em minha vida de conhecer o poder legislativo e espero que possa ser compartilhada por outros jovens” comentou.


Evandro ainda destacou a sensação da vivência que segundo ele transformou sua forma de pensar e ver o mundo. “Já teria dito nossa madrinha Márcia que o poder é passageiro e as pessoas são para sempre. Se você tiver a oportunidade de fazer algo pelas pessoas, faça, não perca tempo”.


A parlamentar mirim Fernanda Oliveira, 18 anos, fez questão de homenagear a deputada Márcia Maia pela dedicação no projeto.“Hoje eu sei que política é vocação, não uma profissão. Assim, existem políticos competentes que garantem o direito de cidadão baseado na constituição. E o exemplo desses políticos é Márcia” apontou.


Para a vice-presidente do Legislativo e autora do projeto, as ações desenvolvidas pelo Parlamento Mirim são um exemplo de cidadania por parte da Assembleia e de compromisso com a sociedade por parte dos jovens eleitos. “Acompanhei praticamente todas as sessões realizadas por eles e todas, sem exceção, trouxeram discussões importantes não apenas para o dia a dia deles, mas para a sociedade de maneira geral”, apontou Márcia.


Márcia destacou a importância da transformação social e do investimento no protagonismo juvenil. “Precisamos alimentar a criação dessa rede de pessoas comprometidas com um futuro melhor para a nossa e, para as próximas gerações; precisamos continuar fomentando o protagonismo desses jovens” completou.


“Esses meninos e meninas são pedras preciosas (…) pessoas com a inquietação que transformou a monarquia, o ditatorialismo e autoritarismo num passado distante” disse a parlamentar. 


Projeto


Os 24 estudantes eleitos se reúnem na última sexta-feira de cada e assumem as cadeiras na Assembleia Legislativa, por um dia, para propor projetos e conhecer um pouco mais do trabalho do Legislativo Estadual. Assuntos como Educação, Cultura, Meio Ambiente foram alguns dos mais recorrentes nos debetes entre os jovens nesse primeiro ano do projeto.


O projeto beneficia atualmente alunos das escolas estaduais Winston Churchill e Maria Queiroz, em Natal, Antônio Basílio Filho, em Parnamirim, Doutor Severiano, em Macaíba, além das particulares, Nossa Senhora das Neves e Itaece, da capital potiguar. 


Participam alunos com idade entre 14 e 17 anos, cursando entre a 5ª série e 2º ano do nível médio, de escolas públicas e privadas, e que estejam frequentando sala de aula. Mais de 60 estudantes concorreram a uma das 24 vagas na primeira edição do Parlamento Mirim.

Deixar um comentário