PMDB indicará nomes para duas secretarias

A governadora eleita Rosalba Ciarlini definiu o espaço do PMDB no secretariado. As indicações foram feitas pelo senador Garibaldi Alves Filho, um dos principais aliados da chefe do Executivo na campanha de 2010. Os peemedebistas ficaram com as Secretarias de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e de Turismo. No caso da Sethas, o nomeado deverá ser Luís Eduardo Carneiro, ex-secretário estadual de Educação no Governo Garibaldi Filho. Já o Turismo será ocupado por Bruno Melo, que atuou como secretário adjunto da mesma área na gestão de Garibaldi como governador.


Mas o secretariado de Rosalba Ciarlini ainda está com algumas indefinições. Ela ainda não tem confirmados os nomes para a Saúde, Educação e Segurança. Para essa última pasta a governadora levará um delegado da Polícia Federal. Ontem à tarde, a futura chefe do Executivo esteve reunida com o diretor geral da PF, Luís Fernando Correia. Ela foi solicitar a liberação do delegado para assumir o cargo no Governo. No entanto, ainda não foi divulgado o nome da PF que Rosalba Ciarlini nomeará para a Segurança.

Já a pasta da Educação tem como principal nome a presidente da Comissão Permanente do Vestibular, Betânia Leite. Ela foi indicada pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ivonildo Rego, no entanto, ainda não respondeu ao convite da governadora eleita. 

Na Secretaria Estadual de Agricultura a governadora fará uma acomodação política. O nomeado será o deputado federal Betinho Rosado (DEM), cunhado dela. A indicação do parlamentar do DEM é para que o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), único da bancada federal potiguar que não conseguiu se reeleger, continue na Câmara dos Deputados.

O acordo de Rosalba com Rogério Marinho foi feito ainda na campanha de 2010 e a governadora já disse que irá cumprir o acerto. Com isso Betinho Rosado, que já foi secretário estadual de Educação no Governo Wilma de Faria, retorna ao Executivo, dessa vez na pasta da Agricultura. 

Dos 23 cargos de primeiro escalão na administração direta, a governadora eleita Rosalba Ciarlini anunciou apenas nove secretários. A expectativa é que até o início da próxima semana ela divulgue os demais escolhidos para o secretariado. 
Fonte:TN

Deixar um comentário