Governadora dará posse aos diretores das Direds na abertura da Semana Pedagógica

Por Assessoria Seec

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) vai realizar a semana pedagógica da rede estadual de educação. O evento será realizado em três etapas e consistirá em encontros envolvendo os três níveis da estrutura educacional – Órgão Central, Diretorias Regionais de Educação e Cultura e Escolas – com cronograma dividido em três etapas: o encontro estadual nos dias 01 e 02/02, encontros regionais 07 e 08/02 e encontros locais 09 a 11/02. O encontro estadual será no Centro de Formação Profissional Jesse Pinto Freire, porém, a abertura será no auditório da Governadoria, ocasião em que a Governadora Rosalba Ciarline vai dar posse aos novos diretores das Direds.

As Diretorias Regionais estão organizando sua programação em parceria com as secretarias municipais de educação. As atividades compreendem estudo e planejamento pedagógico para o ano letivo e tem como objetivo elaborar um novo projeto educacional para o estado por meio de uma reflexão crítica sobre o conjunto dos documentos oficiais da educação básica.

O planejamento pedagógico será debatido a partir do tema central “Um novo olhar para a prática pedagógica a partir das avaliações nacionais da Educação Básica”. O objetivo geral é analisar as referências das avaliações nacionais para o pensar e instrumentalizar ações nas disciplinas escolares na perspectiva de contribuir para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem.

De acordo com o plano de trabalho, o referencial da jornada pedagógica vai consistir em documentos orientados a contribuir para o desenvolvimento do pensamento para lidar com o conhecimento e não para o acúmulo e reprodução de informações. Essa orientação requer toda a ênfase na mobilização do conhecimento e na operacionalização e instrumentalização da prática docente efetiva em torno das habilidades descritas nas matrizes curriculares da educação básica em cada etapa do ensino como ferramentas da educação para o desenvolvimento integral do educando.   

A metodologia de trabalho consistirá em palestra com a Profª Drª Betânia Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação e da Cultura; estudo e discussão da palestra do Prof. Dr. Isauro Beltran Núñes/UFRN; leitura e estudos individuais; discussão em grupo das matrizes das avaliações/referenciais curriculares; análise dos fatores que incidem negativamente nos resultados do RN nas avaliações nacionais, redefinição dos programas dos componentes curriculares a partir de um roteiro e elaboração das memórias do trabalho.

Durante os Encontros Regionais e Locais a SEEC pretende reunir gestores e assessores técnicos pedagógicos das 16 Diretorias Regionais, equipes gestoras pedagógicas das escolas estaduais, além de representantes das secretarias municipais de educação e professores. Os resultados ou produtos esperados com a jornada deverão apontar para o desdobramento de atividades e práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem com ênfase no desenvolvimento das habilidades descritas nas matrizes curriculares das avaliações nacionais. 

Programação da 1ª Etapa da Jornada pedagógica Estadual

Terça feira, 01/02

Manhã – Auditório da Governadoria

08h30min – Acolhimento

09h30min – Abertura (Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline).

10h30min – Palestra inaugural

“Por um projeto de educação para o Estado: desafios e perspectivas”. 

Profª.  Drª. Betânia Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação e da Cultura. 

12h – Intervalo para almoço

Tarde – local: CENEP

14h – Palestra 

“implicações das avaliações da Educação Básica para a prática pedagógica”

Prof. Dr. Isauro Beltran Núñes, Prof. Titular, departamento de educação/UFRN 

15h – Intervalo

15h30min Estudo e planejamento

GT1 – Ensino Fundamental

GT2 – Ensino Médio

Quarta Feira, 02/02

Manhã – CENEP

08h Estudo e planejamento

GT1 – Ensino Fundamental

GT2 – Ensino Médio

GT3 – Gestores (reunião administrativa)

11h – Apresentação dos GTs

GT1 – Ensino Fundamental

GT2 – Ensino Médio

13h – Encerramento

Deixar um comentário