Inscrição no Fies começa nesta segunda – feira dia 31

universitarias

ASCOM FNDE (Brasília) – Os universitários interessados em obter financiamento estudantil poderão, nesta segunda-feira, 31, se inscrever no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O financiamento pode ser solicitado em qualquer período do ano. 


Estão habilitados a se candidatar estudantes matriculados em cursos de graduação pagos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam oferecidos por instituição de ensino superior participante do programa. Além disso, o aluno precisa ter feito o Enem.


Só é permitido solicitar financiamento para um único curso de graduação em que a pessoa estiver regularmente matriculada. Não é considerado regularmente matriculado quem estiver com a matrícula trancada. 


Passo-a-passo – Para se inscrever, o candidato deve acessar o SisFIES, no portal do Ministério da Educação ou no sítio do FNDE na Internet, e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, deve digitar seu CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha. Esta senha será utilizada sempre que ele acessar o sistema. Depois disso, o candidato receberá uma mensagem em seu e-mail para validação do cadastro. 


A partir daí, deve acessar o SisFIES e se inscrever, informando dados pessoais, do curso e da instituição e informações sobre o financiamento solicitado. Nesse momento, deve escolher se quer financiamento da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (os dois únicos agentes financeiros do Fies) e a agência de sua preferência.


Validação – Concluída a inscrição, o aluno deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino em até dez dias corridos, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações fornecidas pelo candidato.


Validadas as informações, a comissão emitirá o documento de regularidade de inscrição (DRI). Com ele, o candidato deve procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil (conforme sua escolha) para formalizar, uma vez atendidas as normas do Fies, a contratação do financiamento. Isto deve ser feito até, no máximo, vinte dias corridos depois da conclusão da inscrição. 

Deixar um comentário