Ministro assegura mais passarela, retorno semaforizado e paradas para BR 101

São José de Mipibu
Alfredo Nascimento garantiu atendimento às solicitações das entidades, que motivaram até mesmo o bloqueio do tráfego na BR 101, trecho de São José de Mipibu.
A comissão de representantes de entidades, coordenada pelo prefeito em exercício, José Arízio Fernandes, saiu satisfeita da audiência com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na tarde de quinta-feira, 27, na sede do DNIT, em Natal.
Alfredo Nascimento, reunido com a cúpula do Exército, ATP Engenharia, que é responsável pelo projeto das obras de duplicação e direção do DNIT, garantiu a construção ainda no primeiro semestre deste ano, de mais uma passarela, retorno semaforizado na altura da rua 26 de julho e Avenida Olavo Feliciano, proximidades da Coco & Cia e seis paradas de ônibus ao longo do trecho. “Nada disso estava previsto no projeto do DNIT e só será concretizado graças à mobilização de toda a comunidade, que protestou contra a insegurança provocada pela liberação do trecho sem que fossem dadas garantias aos pedestres, além de isolar um lado da cidade, pois sequer as passarelas foram construídas”, afirma o prefeito Arízio Fernandes.
Ele completa que a passarela prevista deste o início do projeto será construída em março e até maio será iniciada mais uma, no Bairro Novo. “Isso vai melhorar a passagem dos pedestres de um lado para o outro da BR e as paradas, seis ao todo que foram solicitadas, também será erguidas, de acordo com o que nos garantiu o Ministro”, afirma Arízio. Ele diz que também está garantido o retorno com semáforo. “Avançamos também neste aspecto, pois no projeto original só constava o retorno sem semáforo”, completa.
COMISSÃO
A comissão que participou da audiência foi formada, além de Arízio Fernandes, pelo deputado federal Henrique Alves, deputado estadual Hermano Morais, presidente da Câmara Municipal, vereador Kériclis Alves Ribeiro, pároco mipibuense Matias Soares e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alcimar Cortêz.
Segundo Arízio, a participação do deputado Henrique foi de fundamental importância. “Ele esteve conosco no Ministério dos Transportes, em Brasília, e por sua influência política, como líder na Câmara dos Deputados, teve forte influência para que o ministro determinasse atendimento aos pleitos do município”, afirma, reconhecendo também a contribuição em outras reuniões, da deputada federal Fátima Bezerra.
O deputado estadual Hermano Morais destacou os avanços da reunião. “Agora temos a certeza de que as melhorias irão se concretizar. Se a comunidade não tivesse se mobilizado, a BR 101 contaria somente com uma passarela e retorno sem semáforo, o que seria muito ruim para toda a população que usa o trecho todos os dias”, afirma Hermano. “Pode até demorar um pouco, mas o trecho vai melhorar”, completa.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Kerinho, a participação da classe política junto com as entidades representativas – paróquia, empresários, entre outras – foi decisiva para que o trecho da rodovia não ficasse como um prejuízo para o povo mipibuense. “Precisamos ficar vigilantes e cobrar se houver mais demora além do que foi previsto, devido aos trâmites burocráticos, como a licitação”, afirma Kerinho.
O padre Matias Soares avaliou como positivo o resultado final do encontro. “O povo de São José de Mipibu foi quem saiu ganhando”, disse.
Já para o presidente da CDL, empresário Alcimar Cortêz, desde o começo da mobilização, quando se viu que as obras de duplicação estavam trazendo prejuízos à população, ficou claro que somente a união de todos faria a diferença. “Fizemos abaixo assinado, promovemos reuniões, mobilizamos a imprensa, interditamos o trecho, tudo isso para que as melhorias fossem feitas, e a BR 101 não se tornasse num muro a dividir e separar a cidade. Esta reunião nos deu a segurança de que a maioria do que foi pleiteado será atendido”, avalia Alcimar.
Uma comissão de técnicos do DNIT e Exército está trabalhando no trecho para dar continuidade à implantação dos pedidos apresentados pela população mipibuense. 
(Reportagem: João Maria Freire)   

Deixar um comentário