Com decibelímetro entregue pelo Ministério Público, Secretaria de Meio Ambiente vai intensificar fiscalização para coibir poluição sonora

São José de Mipibu
A prefeitura de São José de Mipibu, através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, recebeu um decibelímetro digital que vai ajudar nos trabalhos de fiscalização visando coibir a poluição sonora no município. O equipamento, dos mais modernos, foi entregue pelo Ministério Público do município, que converteu a multa de um apenado em doação do aparelho.
“Tenho andando na cidade e são inúmeras as reclamações de poluição sonora, sobretudo nos finais de semana. Com mais este equipamento, a Secretaria de Meio Ambiente estará equipada para fazer a fiscalização”, afirma o prefeito em exercício, Arízio Fernandes.
 O decibelímetro imprime na hora relatório informando a intensidade do som usado em bares e casas de shows.
Segundo a Secretária Aline Gonçalves, “a Secretaria de Meio Ambiente ainda não tem pessoal suficiente para atuar na fiscalização. Estamos aguardando o retorno dos contratos de pessoal para dotarmos as equipes que irão atuar na cidade”, afirma Aline.
CARROS DE SOM
Outro foco de ação da prefeitura serão os carros de som.“Soube informação de que está sendo criada uma Associação dos proprietários dos carros de som. Vamos cadastrar e selar estes carros, com isso podendo acompanhar a atuação de cada um. O ideal é que as publicidades sejam feitas sem ferir a lei e respeitando o direito ao silêncio nas horas próprias”, explica o prefeito, informando que uma Lei já foi sancionada no final do ano passado, disciplinando o uso de aparelhos sonoros.
A secretaria de Meio Ambiente receberá denúncias de abusos de som e a Polícia Militar atuará em parceria, segundo acordo firmado durante as reuniões do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, onde a poluição sonora, sobretudo no centro da cidade, tem sido foco constante de debates.  (Reportagem: João Maria Freire)  

Deixar um comentário