Nova Cruz: MP pede interdição de matadouro público

                             Foto:Divulgação
                                     (Foto:SRTE-RN)


O Promotor de Justiça de Nova Cruz, Pedro Lopes de Lima Júnior, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar contra o poder executivo de Nova Cruz para que seja interditado no prazo de 72 horas o matadouro público de Nova Cruz. O MP pede que o prédio seja lacrado pelo Poder Judiciário para conter os danos ao meio ambiente e os riscos à saúde pública da população.


A Ação Civil Pública é resultado do Inquérito Civil nº 022/2010, em que constam relatórios e documentos de visitas e inspeções técnicas, realizadas entre os anos de 2005 e 2010, por agentes públicos federais (Ministério do Trabalho e Emprego), estaduais (IDEMA e SAPE – Secretaria de Estado de Agricultura, da Pecuária e da Pesca) e municipais (Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Município de Nova Cruz), e que evidenciam que o matadouro público não reúne as condições  mínimas para o seu adequado funcionamento, seja do ponto de vista de sua estrutura física, seja quanto aos profissionais e a administração, assim como no tocante ao manuseio dos alimentos beneficiados durante o abate.

Além da falta de estrutura para funcionamento, o Promotor de Justiça destaca na ACP que o estabelecimento está localizado em área residencial, o que é imprópria para este tipo de serviço. “É de se ressaltar que o município de Nova Cruz sequer providenciou as licenças e alvarás competentes a fim de regularizar a atividade ali desenvolvida”, complementou Pedro Lopes. 


Para ler a ACP na íntegra, 
clique aqui.

Por Assessoria de Imprensa do MPRN

Deixar um comentário