AL realiza Sessão Solene pelo Dia das Mulheres


Na manhã desta terça-feira, 15, a Assembléia Legislativa promoveu uma sessão solene para lembrar a importância das mulheres na sociedade, as conquistas e os desafios da igualdade de gênero. A iniciativa foi da bancada feminina formada pelas deputadas: Márcia Maia (PSB), Larissa Rosado (PSB) e Gesane Marinho (PMN).
O presidente da Assembléia, deputado Ricardo Motta, abriu o sessão falando da participação das mulheres na vida do Rio Grande do Norte. “O RN tem sido pioneiro em reconhecer a influencia da mulher na economia e na política. Maria do Ceu Fernandes, Nísia Floresta, Márcia Maia, que foi a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo estadual, a Governadora Rosalba Ciarlini, entre outras. O Rio Grande do Norte tem orgulho imenso das mulheres potiguares”, disse Ricardo Motta. O evento contou com a participação de outros parlamentares como dos deputados Fernando Mineiro (PT), George Soares (PR), Agnelo Alves (PDT) e Fábio Dantas (PHS).
Durante a sessão, as deputadas puderam homenagear uma potiguar que tenha se destacado na luta por uma sociedade mais justa. A deputada Larissa Rosado reconheceu o trabalho de Josefa Cunha, a líder da maior cooperativa de catadores de Mossoró. “Todas as homenageadas aqui contribuíram para mudar a realidade do Rio Grande do Norte, e da vida dos potiguares”, afirmou Larissa Rosado
A história de superação de Josefa Cunha emocionou as parlamentares. A Associação idealizada por ela é hoje responsável pelo sustento de 40 famílias, e tem parceria com mais de 35 empresas. Emocionada, a ex-catadora agradeceu a deputada, pediu o fim dos lixões nas cidades e lembrou da importância da preservação ambiental. “Foi uma luta muito difícil, e hoje estou muito feliz por que recebo esse reconhecimento”.
No caso da deputada Gesane Marinho, a homenagem se deveu a um fato que aconteceu a 30 anos. A então telefonista Maria de Fátima da Silva morava próximo a Santa Cruz e, em 1981, ano da grande enchente, soube do rompimento da uma barragem, e começou a avisar as autoridades da cidade de Santa Cruz. O objetivo era para que a população saísse das casas nos pontos mais baixos da cidade, para evitar uma tragédia ainda maior. Maria de Fátima ainda lutou contra uma triste coincidência, era 1° de Abril, e muitos pensaram que era um trote. Mas as autoridades da época garantem que o trabalho de Maria de Fátima salvou muitas vidas, porque três horas após o alerta dado pela telefonista as águas da barragem causaram a destruição de mais de mil casas.
Na última homenagem do dia, a deputada Márcia Maia fez revelações sobre a trajetória da mulher que hoje preside o Poder Judiciário do Estado, a desembargadora Judite de Miranda Montes Nunes. “Homenagear Judite é uma honra para esta Casa, pela determinação e pela capacidade”. A parlamentar surpreendeu a desembargadora com histórias familiares, e fez a Presidente do Tribunal de Justiça chorar. No discurso de agradecimento, a desembargadora Judite Nunes convocou as mulheres a conquistar ainda mais espaço na sociedade: “a verdadeira vitória só pertence aos audazes”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Deixar um comentário