Governo divulga programação da Semana da Água 2011


Por Assessoria de Imprensa Caern

O Governo do Estado preparou uma programação especial para comemorar o Dia Mundial da Água, com ações que se estenderão entre os dias 21 e 27 deste mês. A partir de segunda-feira (21) serão desenvolvidas atividades voltadas para o público, coordenadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Companhia Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). A abertura oficial da Semana da Água está marcada para terça-feira (22), durante café da manhã com a imprensa no Parque das Dunas, evento que terá a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

Embora a solenidade de lançamento da Semana da Água aconteça no dia 22, a programação será iniciada na segunda-feira (21), das 8h às 12h, com o curso Saneamento Básico e Sustentabilidade, no auditório da Caern, localizado na sede da empresa, que fica na Avenida Senador Salgado Filho. O curso prosseguirá durante toda a semana, no mesmo horário, até a sexta-feira (25) com uma visita à Estação de Tratamento de Esgotos “Dom Nivaldo Monte”, no Baldo.

Na terça-feira (22), Dia Mundial da Água, a governadora Rosalba Ciarlini vai receber a imprensa para um café da manhã, às 9h, no Parque das Dunas. Ela vai apresentar um diagnóstico do saneamento no Rio Grande do Norte e os planos do atual governo na área de gestão dos recursos hídricos. Na ocasião, também será lançado o Prêmio Caern de Redação, voltado para estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada, e a cartilha “Direitos e Deveres do Consumidor dos serviços de água e esgotos”. Durante a solenidade, a Semarh apresentará um estudo sobre as águas subterrâneas. 

Ainda na manhã do dia, 22, no Parque das Dunas, será aberta a mostra fotográfica “Águas do RN”. No local, serão oferecidas oficinas ecológicas para estudantes da rede estadual de ensino, de quarta a sexta-feira, no horário das 9h às 15h.  Já às 10h30, haverá um passeio com educadores no Barco Escola “Chama Maré”, pelo Rio Potengi, para sensibilizar os formadores de opinião para a importância de conservar o rio limpo.

Na quinta-feira (24), das 8h às 14h, os moradores de Mãe Luiza serão beneficiados com diversos atendimentos através do programa “Caern na Comunidade”, no Pátio do Centro Social Padre João Perestrello (Igreja Católica). O teatro de mamulengo fará exibição às 10h, no local, apresentando mensagens sobre atitudes saudáveis para economizar água e manter as instalações sanitárias funcionando adequadamente. Além das atividades sócio-educativas, os moradores da comunidade poderão fazer solicitação de serviços de água e esgotos, parcelar débitos e pedir esclarecimentos sobre o saneamento recém-implantado no bairro. 

MUTIRÃO

No sábado (26), das 8h às 12h, haverá um mutirão na praia de Ponta Negra com distribuição de material educativo, copos de água e sacolas de lixo, mostrando ao público a importância do uso racional da água e a necessidade de combater as ligações clandestinas de esgotos, responsáveis pela poluição de praias na cidade. Às 10h, também na praia, haverá exibição de mamulengo (teatro de bonecos) com mensagem de preservação da água. 

Ainda no sábado, a partir das 8h, será lançado o programa de Qualidade de Vida, pelos trabalhadores da Caern, com uma caminhada em direção ao Parque das Dunas, saindo da sede da empresa, Administração Central na Av. Senador Salgado Filho.  Domingo, às 8h, a Secretaria de Estado da Saúde Pública vai realizar uma caminhada, saindo da Cidade da Criança (Avenida Rodrigues Alves) em direção ao Parque das Dunas, encerrando a programação da Semana da Água de 2011. Além dos órgãos que estão coordenando a Semana da Água, também dão apoio ao evento, as secretarias de Estado da Educação, Saúde Pública e Defesa Social, através da Polícia Militar. 


Deixar um comentário