Políticos & Política – Lenilson Costa
BAIA FORMOSA – 2012
MONTANHAS
No município de Montanhas, vai ser um pleito diferente das outras cidades. Lá já existe um grupo querendo criar uma terceira força, que poderá sair com candidatura própria. A prefeita Letinha vai para a reeleição e deverá enfrentar o grupo liderado pela ex-prefeita Otemia Maria, que no momento não terá condições de ser a candidata pelo motivo de um dos processos de improbidade administrativa, que deixou inelegível para o próximo pleito na época que a mesma era prefeita. Se confirmado, o seu filho, Algaci será o candidato do grupo familiar. E mais uma vez, a prefeita Letinha, enfrentará o sistema liderado pela ex-prefeita Otemia. Letinha, já derrotou o sistema nas ultimas eleições de 2008. Com apenas dois candidatos, e com a presença do grupo da terceira força, a prefeita deverá caminhar com mais tranqüilidade, dotada de uma estrutura e com total condição de vencer o pleito rumo 2012.
O páreo no município de Nova Cruz será mais um na região, que a política do Estado deverá focar nas eleições de 2012. A cidade está dentro dos maiores redutos eleitores com 27.000 eleitores. E tem um fato novo na historia, o rompimento do ex-prefeito Cid Arruda, com a governadora Rosalba Ciarline, em menos de dois meses. Ninguém sabe como ficará o cenário depois do afastamento de Cid Arruda. O prefeito Flávio Azevedo, já pavimenta seu caminho rumo 2012, atraindo varias lideranças da oposição. Tem outro fator importante, além de Cid, outro nome que começa a disparar é o do ex-vice-prefeito Max Andrade, irmão do atual prefeito João Paulo, ambos do PR. O mesmo já anda articulando o seu nome para a candidatura de prefeito, também pela oposição. Max, já contabiliza apoios de 3 vereadores do município. É uma boa vantagem para uma candidatura a prefeito. Nos bastidores da política de Nova Cruz, se falam muito em uma possível união do grupo de Cid Arruda, com o de Max Andrade. Os dois se uniram no ano de 2000 e deu certa a união. Foi sucesso garantido. Cid ganhou as eleições. Ninguém sabe agora com a pretensão de Max Andrade, com sua candidatura a prefeito.
Na cidade de Várzea o prefeito Gétulio Ribeiro deverá caminhar para o processo de reeleição com maior tranqüilidade. Com votações expressivas dada aos candidatos nas eleições de 2012. Terá pela frente dois nomes com possibilidades para serem concorrentes na disputa, são eles: o ex-prefeito, Antonio Genival ou poderá ser o ex-candidato Sergio, que saiu candidato a prefeito nas eleições de 2008.
PASSA E FICA
O prefeito Pedro Augusto Lisboa, o Pepeu é outro nome que deverá prosseguir em 2012, com tranqüilidade. Mesmo o empresário, vereador Lula Caboclo, querendo partir para o duelo, o construtor ainda não tem musculatura eleitoral, com condições de enfrentar o atual e líder político do município de Passa e Fica, Pedro Augusto Lisboa. Então, Pepeu tem tudo para passar o processo de reeleição com maior tranqüilidade.
SANTO ANTONIO
No município de Santo Antonio, o prefeito Gilson deverá mesmo enfrentar o empresário Lula Ribeiro, no processo de reeleição. Lula, já tenta unir o seu grupo e que formar uma ampla oposição. Já o prefeito Gilson tenta conquistar vários membros da oposição para tentar chegar as eleições de 2012 com maior tranqüilidade.
O empresário e construtor Henrique de Marluce realizou um grande passeio nos paises da Argentina e Chile. De volta ao Brasil, aproveitou e fez visita ao estado de São Paulo e curtiu o carnaval do Rio de Janeiro. Agora com total energia, o mesmo volta a cidade de Nova Cruz, para cuidar do seu projeto político de uma candidatura de vereador rumo 2012 no município.
CID ARRUDA
Depois de mais de um mês mergulhado, o ex-prefeito da cidade de Nova Cruz, Cid Arruda, deverá sair do mergulho e começar as suas articulações políticas em direção ao município de Nova Cruz. Cid manterá conversas com o seu deputado estadual, Raimundo Fernandes ainda esta semana.
O PMDB É O MAIOR PARTIDO DO PAÍS
Elegeu ou mandou para o segundo turno 248 candidatos (15% do total).
Com 2 milhões de filiados, o PMDB é o partido do vice-presidente da República, Michel Temer, presidente licenciado da agremiação, e um dos articuladores da chapa vitoriosa de Dilma Rousseff (PT) à Presidência.
O partido ainda possui quase 8.500 vereadores, 1.175 prefeitos, cinco governadores, 20 senadores e 77 deputados.
Será o segundo maior quinhão do rateio entre as legendas, só atrás do PT de Dilma, que obteve mais votos que o PMDB para a Câmara dos Deputados.